Pesquisa do Icab mostra como produtores usam o FSA

O Icab (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros), ligado à Bravi (antiga ABPI-TV, associação dos produtores independentes), realizou sua primeira pesquisa junto aos mais de 600 membros da associação. Ao todo, 335 produtoras, presentes em 18 estados, responderam ao levantamento.

A pesquisa mostra que 61% das empresas utilizam recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Entre os gêneros que mais usaram o financiamento federal estão documentários (85,5%), produções infanto-juvenis (73,1%) e dramas e dramaturgia (72,5%). Reality shows aparecem com 73,8%, enquanto animação e variedades são citadas com 59,1% e 52,1%, respectivamente.

As produtoras estão localizadas principalmente na região Sudeste (80,6%), seguida de Sul (8,7%), Nordeste (6%), Centro-oeste (2,6%) e Norte (2,1%).

Outro dado interessante é que 92,2% das produções independentes são direcionadas para a TV por assinatura, que atualmente é o principal mercado do setor, sobretudo após a promulgação da Lei 12.485, que criou as cotas de conteúdo nacional.

A partir deste mês, o instituto pretende divulgar dados periódicos sobre as produtoras associadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui