Brasil será homenageado no Festival de Annecy

Entre os dias 11 e 16 de junho, acontece em Annecy, na França, o maior festival de animação do mundo. Neste ano, a novidade é que o Brasil, que celebrou 100 anos de suas produções de animação em 2017, é o grande homenageado do evento. Nesta terça-feira, 22/05, a Apex-Brasil e seus projetos de audiovisual e música Brazilian Content, Brasil Music Exchange, Cinema do Brasil e FilmBrazil, promoveram um encontro na EBAC, Escola Britânica de Artes Criativas, em São Paulo, para apresentar a estratégia de participação desenvolvida para Annecy 2018.

A homenagem ao Brasil que ocorre no festival este ano visa enfatizar o momento positivo do nosso mercado, coroando a fase de expansão em que a indústria se encontra atualmente. No último ano, a animação brasileira viveu seu melhor momento dos últimos 22 anos, com o lançamento de sete longas-metragens e um crescimento bastante relevante em relação às séries, que passaram de duas produções para 44 nos dez anos passados. Além disso, o FSA firmou-se como agente e aliado do setor, investindo, desde 2007, mais de 109 milhões de reais no gênero.

A participação do Brasil nas edições mais recentes do festival também chamou atenção – até então, a presença brasileira era composta por delegações de oito a dez empresas. Para 2018, este número cresceu expressivamente: serão aproximadamente 36 representantes nacionais, todas integrantes dos projetos parceiros da ApexBrasil com entidades setoriais que promovem as exportações dos segmentos de audiovisual e música: Brazilian Content, Brasil Music Exchange, Cinema do Brasil e FilmBrazil.

Além de ser o grande homenageado, o país também se destaca nas competições deste ano, com oito produções nacionais indicadas em cinco diferentes categorias. O destaque fica por conta do longa "Tito e os Pássaros", de Gustavo Steinberg, que faz parte da seleção oficial do evento. Na seleção de TV, estão concorrendo "Eject Especial", episódio de "Irmão do Jorel", do Copa Studio, e "Delírios de um Amor Louco", de "Angeli the Killer", do Coala Filmes. Já na categoria de publicidade – chamada de "filmes comissionados" – disputam "A Troca", "Day One Sunshine" – coprodução com os EUA – e "Leica Everything in Black and White", todos da Vetor Zero/Lobo.

A participação nacional contempla ainda a presença de palestrantes brasileiros em painéis – em "Territory Focus", sessão exclusiva sobre o país, o presidente da Ancine, Christian de Castro, falará sobre o nosso mercado. Já Ruben Feffer, CEO da Ultrassom, empresa responsável pelas trilhas sonoras de sucessos da animação brasileira como "O Menino e o Mundo" e "Guida", ambos premiados em edições passadas de Annecy, e pela trilha sonora de "Tito e os pássaros", estará no painel "The soundtrack as a fundamental element of animated feature films", discursando a respeito da importância das trilhas sonoras nas produções animadas. Outros nomes que participam de painéis são Celia Catunda, da TV Pinguim; Mateus de Paula Santos, sócio e diretor da Vetor Zero/Lobo; e Fábio Yabu, autor de "Princesas do Mar", livro que deu origem à série de TV homônima em 2004, como jurado na atividade "Shoot the book".

Estão na agenda ainda shows de bandas brasileiras que integram o projeto Brasil Music Exchange; uma exposição organizada pela ABCA em parceria com o Ministério da Cultura sobre a história da animação no Brasil; e mostras especiais com conteúdos brasileiros com curadoria do Anima Mundi.

Parceiros da Apex-Brasil, o Ministério das Relações Exteriores e a Ancine também integram as organizações brasileiras que apoiam a delegação este ano.

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