Projeto oferece papéis de figurantes a pessoas em situação de rua

(Foto: Divulgação)

As ruas das grandes cidades são o maior cenário da indústria do cinema – mas, frequentemente, seus grandes atores são esquecidos. Pensando nisso, o SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo), a Aliança de Misericórdia e o Instituto Academia de Cultura apresentam o projeto "Protagonistas da Rua" – um acordo entre produtoras do Brasil para oferecer papéis de figurantes a pessoas em situação de rua. 

O objetivo é a integração dessas pessoas no universo cinematográfico, buscando não apenas promover uma fonte de renda, mas também valorizar o indivíduo. A iniciativa de inclusão laboral funciona ainda como um movimento de transformação social, que visa devolver dignidade e visibilidade a pessoas que têm sido invisíveis aos olhos da sociedade. É um passo em direção a uma comunidade mais inclusiva e justa, onde todos têm a chance de contribuir e serem reconhecidos. Assista à apresentação do projeto:

Passo a passo 

A Aliança de Misericórdia tem 800 pessoas em situação de rua cadastradas, após triagem realizada. Esse cadastro será transformado em um banco de elenco, incluindo novas informações, como fotos e vídeos. Na sequência, vem a etapa de palestra, workshop e treinamento. Serão realizados bate-papos periódicos na Casa Restaura-me sobre a dinâmica de produção audiovisual, apresentando como funcionam os sets de filmagens. Também serão promovidos workshops para que as pessoas em situação de rua possam participar do set como ajudantes, assistentes de produção, de maquiagem e cabelo, figurino e eletricista (para aqueles que fazem curso de elétrica já ministrado na Casa Restaura-me), entre outras funções. 

A Casa Restaura-me fornece mensalmente uma ajuda financeira representada por uma moeda social denominada "águia". Para o projeto "Protagonistas da Rua" será desenvolvida uma moeda idêntica denominada "águia cinema", que terá o valor convertido a partir do real (um real = quatro "águias cinema") e poderá comprar mercearia, roupas e produtor de higiene pessoal, entre outras coisas. 

As produtoras poderão selecionar o perfil desejado no banco de elenco do site do projeto. A Casa Restaura-me se compromete a localizar os selecionados, disponibilizar banho no dia da filmagem e recomendar que se vistam com roupas apresentáveis. No dia da filmagem, no horário marcado, um transporte da produtora participante se encarregará de levar as pessoas até o set. Durante a diária, os "protagonistas da rua" receberão alimentação completa, de acordo com o catering da produção. 

Entre as produtoras participantes, já estão confirmadas empresas como Academia de Filmes, Café Royal, Glaz, Intro Pictures, Landia, LC Barreto, Migdal Filmes, Mixer Filmes, Morena, Paranoid, Pródigo, Santa Rita Filmes e Urca, entre outras.

O projeto conta com apoio institucional da ABTA, APRO, Bravi, CONNE, FIESP, ICAB, MIS e Sicav. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui