MinC, Abragames e UFRGS lançam cursos a distância de capacitação para o mercado de jogos eletrônicos

Nesta quarta-feira, 31 de janeiro, o Ministério da Cultura, a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NECCULT-UFRGS) lançam o primeiro de uma série de cursos em EAD voltados para a capacitação de futuros ou atuais profissionais do mercado de jogos eletrônicos. São eles: O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades (lançado hoje) e Dicas e desafios para empreendedores e Internacionalização no setor de games (lançados em fevereiro). As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

O conteúdo dos cursos foi gerado a partir dos debates da edição de 2017 do Brazil's Independent Game Festival, o BIG Festival – maior festival de jogos independentes da América Latina. Com 30 horas de duração cada, eles estão disponíveis gratuitamente em uma plataforma educativa desenvolvida pela UFRGS – universidade que dará certificados de conclusão de cada um dos cursos. Além disso, haverá em São Paulo, no mês de junho, uma cerimônia de entrega desses certificados para as dez primeiras pessoas que completarem os três cursos. A solenidade acontece durante o BIG Festival 2018.

O curso introdutório pode ser feito tanto por quem é iniciante na área quanto por quem já possui informações sobre o mercado. Nele, é feita uma análise inicial do setor e de sua importância na economia criativa e nas estruturas das desenvolvedoras independentes. É mostrado ainda quais as possíveis áreas de atuação e o papel das instituições públicas no fomento do setor e no seu fortalecimento nos últimos anos. Desde 2009, por exemplo, o MinC investe em games por meio de editais: já investiu R$ 20 milhões pela Ancine e R$ 3 milhões pelas secretaria do Audiovisual e de Economia da Cultura.

Já o segundo curso divide-se em três eixos: Financiamento e monetização de games; Relações contratuais e com outros atores da indústria e Os desafios enfrentados pelos empreendedores do setor e como contorná-los.

Por fim, o curso 3 apresenta oportunidades de atuação internacional e a rede de apoio estruturada para ajudar os desenvolvedores nessa nova etapa de negócios, oferecendo uma visão geral do processo de internacionalização e das características de potenciais mercados para a expansão das empresas brasileiras.

Trata-se de fato de um setor em expansão: o faturamento do setor de games no Brasil em 2017 foi de R$1,3 bilhão, segundo pesquisa realizada pelo MinC, BNDES, Abragames e BIG Festival, entre junho e julho do ano passado com 151 empresas independentes de jogos digitais. Estima-se que em 2020 o faturamento mundial chegue a US$143,5 bilhões, o que significaria um crescimento médio de 7,3% ao ano.

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