Em abril, estreia Sabor e Arte, nova marca da Newco, programadora de TV por assinatura ligada ao Grupo Bandeirantes. Este será o segundo novo canal da Newco dentro do período de pandemia – o primeiro foi o AgroMais, no ar desde junho do ano passado. Em entrevista a TELA VIVA, a diretora executiva da Newco, Monica Monteiro conta sobre o lançamento. "Aprendemos com a TV aberta que culinária é um segmento muito importante. Por meio do 'Masterchef', do programa do Edu Guedes e da Catia Fonseca, a Band foi para um lado muito forte de culinária e fez sucesso, então sentimos a necessidade de montar um canal a cabo que oferecesse 24 horas de programação dedicada ao tema. E, principalmente, com brasileiros fazendo", conta.
O canal – que já deve ser lançado em todas as grandes operadoras na estreia – nasce robusto, reunindo canal de TV, site e aplicativo. "A ideia é que a pessoa aprenda as receitas na televisão e já abra o aplicativo, que estará conectado aos supermercados, para comprar os ingredientes que irá precisar", explica Monteiro. "Foi um aprendizado da pandemia. Entendemos que as pessoas estão em casa e querem fazer tudo com o celular, sem ter que sair de casa – assistir, fazer, pagar, encomendar. Então repensamos o canal inteiro para que ele não fosse só mais um canal a cabo. Ele já nasce com o app e presente no Band Play. É um projeto totalmente 360".
O Sabor e Arte vai focar em dois conceitos-chave: o não-desperdício, baseado no cenário de pandemia, que leva as pessoas a cozinhar suas refeições em casa para manter o isolamento e controlar o orçamento; e a gastronomia como empreendedorismo, mais uma vez considerando o contexto atual, em que muita gente viu na cozinha uma solução para o período marcado pelo desemprego.