Receita da Vivendi cresce 6,1% no semestre; GVT é destaque

A Vivendi anunciou nesta quarta, 1º, seus resultados financeiros do primeiro semestre de 2010. As receitas totais tiveram um aumento de 6,1% no período, em comparação ao mesmo período do ano passado, chegando a 13,983 bilhões de euros. As receitas líquidas cresceram 4%, totalizando 1,526 bilhão de euros. O EBITDA cresceu 11,9% no semestre, atingindo 3,243 bilhões de euros, crescimento atribuído pela companhia principalmente às empresas Activision Blizzard, SFR e à brasileira GVT. No caso da GVT, o anúncio diz que o crescimento e a rentabilidade no período foram muito maiores ("well above") que as expectativas.
Nas palavras do CEO da Vivendi, Jean-Bernard Lévy, "a GVT é, para este ano e para o futuro, um forte vetor de crescimento ('a strong growth driver') e nós aumentamos seu programa de investimentos".
Destaque
Enquanto a Universal Music Group, braço musical do grupo, teve queda de receitas de 5,4% no período, a GVT teve crescimento de 39% em reais, de acordo com o release. Considerando-se a variação cambial, o crescimento em euros foi de 72,9% no período. A receita líquida foi puxada principalmente, segundo o release, pelo forte crescimento da banda larga. A Universal detém os direitos de artistas como Lady Gaga, Black Eyed Peas e Justin Bieber. A explicação para a queda é a falta de grandes lançamentos e a redução na venda de CDs, compensadas, mas não totalmente, pelo aumento expressivo em vendas de música digital e licenciamentos.
A outra unidade do grupo francês que se destacou positivamente no semestre foi a Activision Blizzard, empresa de games, que cresceu 14,1% no semestre, em relação ao primeiro semestre de 2009, chegando a 1,703 bilhão de euros em receita. Seu EBITDA cresceu 66,2% no período, atingindo 620 milhões de euros.
Outras empresas do grupo tiveram crescimento moderado, como a operadora móvel SFR, que viu suas receitas aumentarem 1,8% no período, para 6,248 bilhões de euros.
O Canal+, braço de programação e produção, cresceu 3,1% no semestre em receitas, atingindo 2,327 bilhões de euros. A base de assinantes ganhou 356 mil adições líquidas, na operações da França, territórios ultramarinos e África.
Segundo a companhia, foi possível aumentar a receita média por usuário (ARPU) de 44,4 euros para 46,3 euros por conta das novas opções de programação, como HD, DVR, PPV e do set-top box +LeCube, híbrido de pay TV com IPTV.

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