Até o momento, apenas 14 mil estações receptoras da banda C estendida (3.625-3.700 MHz) estão cadastradas no sistema da Anatel. A informação é da Superintendência de Outorga e Recursos à prestação (SOR) e foi repassada pelo gerente substituto de regulamentação e assessor da superintendência de planejamento regulatório, Marcos Cruz, durante o Congresso Latinoamericano de Satélites nesta quarta, 1º de setembro.
O número se restringe às receptoras, que são a maioria, mas o cadastro também abrange as estações transceptoras e transmissoras que utilizam a faixa de 3,5 GHz. Ao final do prazo inicial de inscrição, no dia 1º de abril, a projeção era semelhante (12 mil). Seria menos da metade da base total de 30 mil estações estimada pelo setor de satélites, embora a Abert estime um total menor: de 19,5 mil estações.
Falando como presidente da Abrasat, Fabio Alencar afirmou que há um entendimento de que, ao ser constituída, a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) "deve incentivar o cadastramento por mais tempo", já que será necessário que todas essas estações sejam contempladas com o ressarcimento para efetuar a migração e, assim, liberar o uso da frequência para o 5G.