Novas produções nacionais trazem a luta contra a AIDS como temática

Ícaro Silva, Bruna Linzmeyer e Johnny Massaro no elenco da nova série nacional da HBO (Foto: Daniel Chiacos)

Dia 1º de dezembro é conhecido como o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. A temática é bastante presente nas produções audiovisuais nacionais e, neste ano, canais aproveitam a ocasião para estreias inéditas, novas temporadas e anúncio de conteúdos. 

Nesta sexta-feira, a partir das 19h30, na MTV e na Pluto TV, vai ao ar a quarta temporada do doc-reality "Deu Positivo", que viaja a bordo de um motorhome e conta, através de histórias reais, como é viver com HIV no Brasil e, pela primeira vez, em outros lugares do mundo. Nesta nova temporada, a produção trouxe também histórias de jovens de Londres. O projeto é uma coprodução Cine Group e Vbrand. O doc-reality "Deu Positivo" vai ao ar nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, às 19h30, na MTV e no serviço de streaming gratuito Pluto TV, no canal MTV Pluto TV (157), às 22h. Além disso, o canal MTV Pluto TV transmitirá uma maratona com três episódios no dia 4 de dezembro, às 22h.

Jovens do reality "Deu Positivo", da MTV (Foto: Divulgação)

Criada por Roseli Tardeli, a websérie "HIV – 40 Anos – AIDS e suas histórias", que conta com seis episódios produzidos pela Agência de Notícias de AIDS, revive os desafios da transmissão vertical do HIV no Brasil a partir da memória de pessoas que estiveram na linha de frente contra a AIDS, como a Dra. Marinella Della Negra, responsável pelo atendimento de crianças vivendo com HIV no Emílio Ribas, e Maria Cristina Abbate, que está a frente da Coordenadoria Municipal de IST/AIDS de São Paulo. O primeiro episódio, um compilado de toda a série, será lançado nesta sexta, 1º, no CineSesc, às 19h30, em São Paulo. Em seguida, o vídeo será disponibilizado na TV Sesc, nas redes sociais do Sesc São Paulo e nas redes sociais da Agência Aids. Novos episódios estarão disponíveis a cada 20 dias.

Nesta sexta, 1º, também chega ao Globoplay a série Original "Betinho: No Fio da Navalha", protagonizada por Julio Andrade, que também integra o time de direção. A produção é criada por José Junior e tem direção geral de Lipe Binder. Em oito episódios, disponibilizados semanalmente, dois a cada sexta-feira, a obra dramatúrgica biográfica retrata a luta de Hebert de Souza, o Betinho, por grandes causas sociais, em especial o combate à AIDS e à fome, e resgata momentos importantes da vida do homenageado entre os anos 1960 e 1990. Em seu caminho, o ativista enfrentou a AIDS, a ditadura militar, a hemofilia e tantos outros obstáculos pessoais. 

E nesta semana, a HBO anunciou a nova minissérie nacional, "Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente", que se passa durante a epidemia de AIDS no Brasil nos anos 1980/90. Com cinco episódios, o drama inspirado em acontecimentos reais conta com direção geral de Marcelo Gomes e direção de Carol Minêm. A minissérie ainda não tem data de estreia. O elenco é composto por nomes como Johnny Massaro, Ícaro Silva, Bruna Linzmeyer, Eli Ferreira e Igor Fernandez, entre outros. O projeto é uma série HBO em coprodução com a Morena Filmes. A direção geral é de Marcelo Gomes e a direção de Carol Minêm. Thiago Pimentel, Mariza Leão e Tiago Rezende assinam a produção. Os roteiros são de Leonardo Moreira e Patricia Corso.  

Johnny Massaro em "Os Primeiros Soldados" (Foto: Divulgação)

Vale pontuar ainda que, em 2022, um dos grandes lançamentos do cinema nacional foi "Os Primeiros Soldados". O longa acompanha membros da comunidade LGBTQIA+ que buscam formas de resistir à epidemia de AIDS. O filme se passa em Vitória, no Espírito Santo, no começo dos anos 1980, e é uma homenagem à memória daqueles que enfrentaram a doença e seus estigmas em seu princípio. O filme teve uma bem sucedida carreira em festivais pelo mundo e premiado em eventos na Índia, Brasil, Reino Unido, França e EUA, entre outros territórios. A direção é de Rodrigo de Oliveira com produção da Pique-Bandeira Filmes. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui