Filme sobre Racionais MC's e documentário "Até que a Vida nos Separe" são premiados na 3ª edição do FIM 

“Racionais: Das Ruas de São Paulo Para o Mundo”, de Juliana Vicente (Foto: Divulgação)

Terminou na noite da última quarta-feira, dia 29 de novembro, o 3º FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema com uma sessão especial em 35mm de "A Mulher de Todos" (1969), de Rogério Sganzerla, em celebração à Helena Ignez, homenageada da edição. Na cerimônia de encerramento, realizada no CineSesc, foram anunciados os filmes premiados pelo público nas duas mostras competitivas.

Na Mostra Brasileira, que apresentou sete diferentes narrativas dirigidas por mulheres de diversas origens, o vencedor foi "Racionais: Das Ruas de São Paulo Para o Mundo", de Juliana Vicente. Já em O Fogo que não se Apaga, que enalteceu a obra recente de cinco diretoras brasileiras com 60 anos ou mais, ganhou o documentário "Até que a Vida nos Separe: Uma Biografia de Nelson Carneiro" (2023), de Emilia Silveira. As diretoras dos filmes vencedores recebem cada uma um prêmio no valor de R$ 5 mil.

A edição também trouxe um prêmio adicional destinado aos curtas-metragens apresentados na mostra Todas as Mulheres do Mundo | Curta Kinoforum. Em parceria com a Input Post, o FIM premia "Cenas da Infância", de Kimberly Palermo, concedendo a sua diretora a finalização completa de som para o seu próximo curta-metragem.

Mentorias 

Na cerimônia, também foram conhecidos os 14 projetos de longas ficcionais dirigidos por mulheres selecionados para o programa Mentorias, realizado em parceria com o Paradiso Multiplica e o +Mulheres. Os escolhidos passarão por consultoria com um time de profissionais do mercado de audiovisual, como Karen Castanho, Kelly Castilho, Silvia Fu e Vânia Lima, a fim de aprimorar suas abordagens e narrativas e auxiliar na ampliação de oportunidades de financiamento e adequação às demandas de mercado.

Os selecionados foram: "Tentação de Eva", de Rayane Teles (BA); "Família", de Britney Federline (RS); "Coração de Nego", de Dandara de Morais (PE); "Filho Pródigo", de Flávia Vieira (RJ); "Meu Irmão", de Luciana Bezerra (RJ); "Flor de Laranjeira", de Kaya Rodrigues (RS); "Ouvides – A Chave do Desejo", de Michele Saints (SP); "Estamos Bem", de Maria Emília Oliveira" (SC); "Herança", de Rafaela Uchoa (BA); "Estranha Familiar", de Natália Maia (CE); "Dois Reais e um Sonho", de Isadora Lis Alves (PA); "Sangra, Não Morre", de Vitoria Vasconcellos (PE); "Van", de Gabrielle Siqueira (SP/RJ); e "A Festa de Carmen", de Amanda Jordão (SP).

Entre os 14 projetos, um também será contemplado com o Prêmio Selo ELAS FIM, uma parceria entre o Festival e a Elo Studios, que fornecerá consultoria em áreas artísticas, executivas e jurídicas, além de contrato com a distribuidora. O vencedor é "Família", de Britney Federline (RS).

Metade das vagas das Mentorias foram reservadas a diretoras transgênero, negras, indígenas, PCD ou mulheres com 60 anos ou mais que estejam se preparando para realizar o seu primeiro ou segundo longa-metragem. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui