Fórum SBTVD prepara estudo sobre 3D

O módulo técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital prepara um estudo sobre os diferentes formatos de compressão e distribuição de conteúdo 3D. A ideia é criar uma norma para padronizar as transmissões em 3D no Brasil. Por enquanto, o estudo está em fase de levantamento dos modelos existentes, sendo que a decisão final deve ser levada para decisão do comitê gestor da entidade.
Há um "padrão de fato" no Brasil, que é a transmissão de imagens lado a lado. A RedeTV! está transmitindo neste formato, alegando que é o formato aceito pelos televisores 3D disponíveis no mercado. Toda a grade do canal está sendo transmitida em 3D no sinal digital, na programação SD. Parte do conteúdo da emissora é convertido para 3D via software. Contudo, todos os programas ao vivo do canal, como "Manhã Maior" e "Superpop", já estão sendo captados com o uso de câmeras 3D.
Uma questão ainda em estudo é como manter a qualidade do conteúdo na transmissão 3D em alta definição. Hoje a TV aberta transmite em alta definição a 16 Mbps. Com a mesma qualidade de compressão, não seria possível transmitir dois conteúdos (necessário no 3D, sendo uma programação para cada câmera) em uma frequência de 6MHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui