Camadas físicas do ATSC 3.0 e do ISDB-T Avançado serão testadas em campo

Após conclusão dos testes conduzidos pela Universidade Mackenzie de São Paulo, realizados entre abril e setembro de 2023, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) indicou que as camadas físicas dos sistemas ATSC 3.0 e o ISDB-T Avançado apresentam melhor desempenho e passarão adiante para os testes de campo. A conclusão foi apresentada na 3ª Reunião Ordinária do Grupo de Trabalho da TV 3.0, na quarta-feira, 27. O encontro discutiu os testes das tecnologias candidatas para a Camada Física do ecossistema da TV 3.0, responsável pela transmissão do sinal pelo ar. Três tecnologias de camada física estiveram sob avaliação – além do ATSC 3.0 e do ISDB-T Avançado, o 5G Broadcast – e durante a reunião foram apresentados resultados indicando os sistemas que apresentam melhor conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos pelo Projeto TV 3.0.

Os testes de campo ocorrerão entre dezembro de 2023 e maio de 2024, na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações (MCom), Wilson Wellisch, nenhuma tecnologia foi descartada. "O projeto envolve também uma análise de mercado, da indústria, de propriedade intelectual, dentre outras. Além disso, devido à rápida evolução tecnológica, é possível que outros sistemas, como o 5G Broadcast, possam se adequar para cumprir os requisitos da TV 3.0 no Brasil, podendo ser utilizados, inclusive, de forma complementar a outros sistemas, para a recepção móvel de televisão digital", destacou Wellisch.

O Fórum SBTVD está realizando ainda testes de qualidade subjetiva de imagem para a TV 3.0 e elaborando normas técnicas para a padronização do sistema. O cronograma completo e os resultados de todas as fases do projeto podem ser acessados em https://forumsbtvd.org.br/tv3_0/.

TV 3.0

Desde 2021, o MCom coordena, com o Fórum SBTVD, o estudo desenvolvido por universidades brasileiras e parceiros da indústria e do setor de radiodifusão sobre tecnologias que serão integradas aos televisores que passarão a ser fabricados a partir de 2025. As tecnologias candidatas para a TV 3.0 foram selecionadas dentre propostas feitas por mais de 20 organizações internacionais diferentes.

Em fevereiro de 2022, o projeto entrou na terceira e última fase, que consiste em testes complementares, pesquisa e desenvolvimento, além de padronização técnica e demonstrações de tecnologia. Ao longo de 2022, foi feita a elaboração das especificações técnicas para codificação de vídeo, áudio e legendas, além do planejamento de todos os detalhes dos testes complementares e atividades que serão feitos em 2023 e 2024.

As atividades do GT TV 3.0 seguem até 31 de dezembro de 2024. O grupo deve propor o padrão tecnológico para decisão pelo Presidente da República, além de estabelecer vários outros aspectos da nova geração de TV digital no Brasil, incluindo regulamentação; padrão tecnológico; modelo de implantação no território nacional; e cronograma de implantação para a TV 3.0.

(com informações da ASCOM | Ministério das Comunicações)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui