RioFilme, Firjan Senai, Sicav e produtoras lançam edital para cursos de capacitação profissional no audiovisual

RioFilme (Foto: Divulgação)

A RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, a Firjan SENAI, o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) e grandes produtoras audiovisuais fluminenses lançam nesta sexta-feira, dia 2 de junho, edital para preenchimento de vagas em turmas para capacitação profissional em áreas da atividade audiovisual. Os cinco cursos gratuitos, de curta e média duração, serão oferecidos a partir do dia 4 de julho, no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual – Firjan SENAI Laranjeiras. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 deste mês. 

Apoiada pelas produtoras Conspiração e A Fábrica e visando atender a uma demanda antiga da indústria audiovisual brasileira, a qualificação de mão de obra, a iniciativa se destina à formação nas seguintes áreas: Produção, Assistência de Direção e Continuidade, Logger e DIT (Digital Image Technician), Maquiagem e Caracterização, Elétrica e Maquinária. Serão oferecidas 100 vagas no primeiro semestre, com 20 oportunidades para cada um dos cursos. 

Os cursos incluem, além dos conhecimentos teóricos e práticos específicos, conteúdos que integram a capacitação profissional atual, como proteção de dados (LGPD), seguros, normas ISO, comportamento profissional, inclusão, diversidade e compliance. 

"Um dos gargalos atuais da indústria audiovisual é a falta de investimento em infraestrutura e tecnologia. Este alinhamento inédito entre entes públicos e privados ajuda a solucionar esse problema crítico e fortalece a indústria como um todo", diz Leonardo Edde, presidente do SICAV.

O público-alvo são profissionais atuantes no setor audiovisual, que tenham idade mínima de 18 anos e sejam residentes há mais de dois anos na cidade do Rio de Janeiro. O edital completo está disponível na página da Firjan SENAI

1 COMENTÁRIO

  1. Acho a iniciativa excelente ,mas precisamos lembrar que a atividade é regulamentada e que necessita DRT ,para que o tecnico seja considerado um profissional do setor.
    Como vão lidar com esta questão ?
    Importante mantermos o regiostro profissional ativo, pois é o que separa o amador do profissional !!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui