Hermes Leal promove masterclass ao vivo sobre filme "Ataque dos Cães"

Em abordagem inédita, o autor Hermes Leal analisará os efeitos da "melancolia" como paixão que afeta os personagens de "Ataque dos Cães" (foto), de Jane Campion, gerando suas ações conturbadas e sentimentos sombrios. Ele ainda propõe a mesma análise com "A Filha Perdida", de Maggie Gyllenhaal. Ambos estão na corrida do Oscar este ano, em especial pelo desempenho de seus elencos. 

Permeando ainda clássicos de Fellini e Truffaut, a masterclass Dano e Melancolia nos personagens de "Ataque dos Cães" abordará a melancolia sob o ponto de vista da Semiótica das Paixões. O que preenche as camadas invisíveis desses filmes, que move e caracteriza seus personagens, é a paixão da melancolia – a mais densa, mais tensa e a que mais abala os personagens, podendo se misturar a outras paixões, como ódio, medo, desejo de vingança e culpa. A jornada de um personagem é motivada pela busca da liquidação do sentimento de sofrimento causado por essas paixões.

Seguindo essa teoria, Hermes Leal afirma que "o que leva um escritor ou cineasta a ser verdadeiramente reconhecido é sua percepção das afecções das paixões nos personagens". Sobre o filme "A Filha Perdida", ele exemplifica: "O que caracteriza as ações 'perturbadas' da personagem Leda, interpretada por Olivia Colman e Jessie Buckley, que concorrem ao Oscar por suas atuações, e Nina (Dakota Johnson), é o efeito que a paixão da melancolia provoca nelas, e que foi usado corretamente por seus criadores". 

Já em "Ataque dos Cães", "o que torna Phil um sujeito misterioso, frio, agressivo, infeliz, sem usufruir de sua sabedoria e inteligência, será revelado no final como sendo um grave 'dano' em sua alma; a perda de Bronco Henry, um amigo e amante, e que se tornara seu "destinador transcendente", completa Leal.

A Masterclass acontecerá ao vivo e online, via Zoom, nos dias 8 e 9 de março, terça e quarta-feira, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. O valor é R$ 140 com 10% de desconto via Pix e 20% de desconto para ex-alunos. 

Hermes Leal é jornalista, escritor, roteirista e documentarista. É mestre em Cinema pela ECA/USP e doutor em Linguística e Semiótica pela FFLCH/USP com a tese "As Paixões na Narrativa" (2017), na coleção Aplausos da Editora Perspectiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui