EBC retoma contato com produtoras para recebimento de séries contempladas no Prodav TVs Públicas

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) retomou os contatos com produtoras independentes de todo o país que tiveram obras selecionadas na última edição do PRODAV TVs Públicas. O projeto tem como objetivo estimular a produção audiovisual nas diferentes regiões do país para veiculá-las nas emissoras públicas brasileiras.

Às produtoras, a EBC disponibilizou uma plataforma para recebimento das obras, para posteriormente distribuí-las às emissoras públicas.

A parceria entre emissoras públicas e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) começou em 2014, com a primeira seleção de projetos de obras de animação, ficção e documentário de todas as regiões do país. A segunda edição ocorreu em 2015 e, apenas em 2018, um novo conjunto de chamadas publicadas foi lançado. Entretanto, as obras da terceira edição ainda não foram disponibilizadas nas emissoras do campo público de televisão, nem acompanhadas e supervisionadas pela EBC.

Atrasos na 3ª edição

Na época, alguns produtores apontaram que o entrave que atrasou o projeto começou em agosto de 2019 quando o então presidente Jair Bolsonaro criticou a presença de séries de temática LGBT pré-selecionadas na 3ª edição da chamada Pública e suspendeu o processo de seleção. A finalização da contratação das produtoras para o cumprimento do edital só foi retomada em 2020, após críticas e protestos.

Já em meio a uma pandemia e com custos cada vez mais elevados, as produtoras enfrentaram desafios sem precedentes para produzirem as obras. E com a mudança de gestão na EBC pela chegada do governo Lula, o diálogo direto entre realizadores e a emissora somente foi reestabelecido no mês passado.

Audiovisual paraense

Uma produtoras participante do PRODAV TVs Públicas, a Visagem Filmes, de Belém do Pará, esteve presente em todas as edições do programa e agora prepara as mídias de sua quarta obra a ser entregue à EBC. "Condor" é uma série ficcional de 10 episódios de 26 minutos que foi selecionada na terceira edição do edital e produzida inteiramente na periferia de Belém-PA, em julho de 2021.

O diretor e roteirista da série Condor, Roger Elarrat, explica que essa retomada de contato com a EBC é muito bem-vinda. "Estou contente com o novo contato com a EBC para a entrega da série e finalmente poder exibi-la. Foram muitos desafios nesse projeto. Nunca tivemos um atraso tão grande no início da produção de uma obra premiada, além da incerteza de um dia realmente entregar o resultado para o público", disse o cineasta à TELA VIVA.

A obra

A série narra a vida de Gabriela, uma jovem que trabalha com a mãe em um ateliê de costura familiar na Condor, bairro periférico de Belém. Ela sonha em viajar para longe desse pequeno mundo da Amazônia urbana, e por isso está sempre imersa em livros de ficção científica.

Ao receber uma carta do pai que nunca conheceu, Briela planeja uma viagem cruzando a América do Sul para encontrá-lo. Enquanto se confronta com resistências em casa, ela escreve diários sobre sua própria história, como se a vida de Briela também fosse um livro de ficção científica.

A obra é a quinta série ficcional comandada por Elarrat e conta com todos os 10 episódios escritos e dirigidos por ele. Condor é o bairro em que o cineasta cresceu e a série aborda elementos autobiográficos em uma improvável mistura de gêneros entre drama e ficção científica.

Para comemorar a entrega da obra, a Visagem Filmes lança o trailer de "Condor" nesta sexta-feira, 07 de abril. Ele podserá ser visto no canal do Youtube da produtora.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui