"Alice Júnior" tem pré-estreia no Belas Artes Drive-in em São Paulo

"Alice Júnior", que teve sua estreia comercial adiada devido à pandemia de Covid-19, fará uma pré-estreia em São Paulo no dia 4 de setembro, às 18h, no Belas Artes Drive-in. Os ingressos estão à venda no site Sympla. O longa estreia no dia 11 de setembro em plataformas de VoD.

O premiado longa fala sobre a adolescência, suas inquietações, seus sonhos e retrata a escola como um ambiente de ensino indispensável, mas que muitas vezes pode ser opressor. O diretor Gil Baroni, o roteirista e criador da ideia original Luiz Bertazzo e o co-roteirista Adriel Nizer Silva, desenvolveram a história ao longo de um ano e meio.

"O primeiro beijo é algo tão bonito e simples, uma conquista de todo ser humano quando passa pela jornada de maturação e começa a compreender sua independência e importância no mundo. Parece fácil contar a história do primeiro beijo na adolescência. No entanto, a complexidade nasce quando esse primeiro beijo acontece com um corpo trans. Isso porque o Brasil carrega uma vergonhosa estatística: é o país que mais mata transexuais no mundo e a expectativa de vida de uma pessoa trans é 35 anos. Alice é trans e sua existência é sinônimo de resistência", explica Baroni em nota.

A protagonista é interpretada pela atriz trans Anne Celestino Mota. A produção fez uma chamada de casting em uma rede social e várias pessoas se candidataram, inclusive Anne. A atriz, nativa de Recife, visitou a equipe em Curitiba e após várias conversas não só ganhou o papel de Alice como contribuiu com várias mudanças na escrita do roteiro, pois a equipe entendeu que a história deveria ser contada a partir do seu olhar, da sua militância, suas experiências e que seu lugar de fala deveria ser respeitado.

"Alice Júnior" integrou a seleção da Mostra Generation no Festival de Berlim 2020, recebeu os prêmios de Melhor Atriz para Anne Mota no Festival de Brasília (Anne foi a primeira atriz trans a receber o prêmio), Melhor Atriz Coadjuvante para Thaís Schier, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora. Recebeu o prêmio de Melhor Filme da Mostra Geração pelo voto popular no Festival do Rio, Melhor Filme pelo voto popular e pelo júri no Festival Mix Brasil. O filme tem circulado com sucesso em festivais internacionais e recebeu o prêmio do júri no Festival Norte-Americano aGLIFF e integra a seleção do OUTFEST, considerado o maior Festival com temática LGBTQIA+ do mundo.

O longa estreia comercialmente no Brasil no dia 11 de setembro, em uma co-distribuição entre a Olhar Distribuição e a Moro Filmes, com parceria da SECC – Secretaria do Estado da Cultura do Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui