Considerada uma das principais vitrines do cinema brasileiro, a Première Brasil anuncia sua seleção para o Festival do Rio 2023. Para a 25ª edição do evento, foram selecionadas 91 produções nacionais – entre longas e curtas – um grande panorama de jovens e consagrados realizadores, com toda a diversidade e criatividade do cinema brasileiro. O Festival do Rio recebeu 1.108 inscrições – 790 curtas e 318 longas – de cineastas de todo o Brasil, assim como coproduções com nosso país. A Première Brasil leva ao público estas 91 produções nas mostras competitivas – Competição Oficial e Novos Rumos – e nas seleções especiais Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas.
A Première Brasiltambémrealiza sessões e debates presenciais com as equipes dos filmes e traz para o público uma oportunidade única de conhecer o cinema brasileiro que estará nas telas dos cinemas durante o próximo ano. Coproduções com o Brasil e clássicos brasileiros restaurados também compõem uma seleção vasta, capaz de criar novas plateias para o nosso cinema. São 40 estreias mundiais, 54 longas e 38 curtas, em uma grande celebração da produção brasileira.
Em sua histórica edição comemorando 25 anos, o Festival do Rio celebra todos os cinemas e todos os públicos, se espalhando por toda a cidade do Rio de Janeiro e convidando novas plateias a fazer parte dessa história. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Shell e pela Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o apoio especial da Prefeitura do Rio por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. O Festival do Rio é realizado pelo Cinema do Rio e pela Ministério da Cultura / Governo Federal.