Segunda temporada da série animada de "Mundo Bita" estreia no Cartoonito e HBO Max 

Segunda temporada de “Mundo Bita Imagine-se” (Foto: Divulgação)

Nesta semana, estreiou no Cartoonito e na HBO Max a segunda temporada da animação brasileira "Mundo Bita Imagine-se". Os episódios vão ao ar diariamente, às 14h, no canal da TV por assinatura. No streaming, cinco inéditos já estão disponíveis, além da primeira temporada completa. A nova temporada tem dez episódios e será dividida em duas partes: cinco episódios de sete minutos sendo lançados este ano e os outros cinco em 2024. As novas aventuras trazem músicas inéditas e abordam desafios do crescimento das crianças, como expressar as emoções, escovar os dentes e pedir desculpas. 

"Essa série expande o 'Mundo Bita' no sentido de comunicar melhor com o nosso público. Com a música, já trazíamos esse lado lúdico e poético. A arte da música em si conecta com as crianças. Mas quando sentimos vontade e a necessidade de tratar assuntos mais complexos, a gente viu que teríamos que ir para a dramaturgia. Era um sonho realizar essa série, e queremos expandi-la para quantas temporadas forem possíveis", afirmou o pernambucano Chaps Melo, criador do "Mundo Bita", em entrevista para TELA VIVA. "Na primeira temporada, estávamos saindo da pandemia, então abordamos mais as emoções e temas comportamentais. Agora, trazemos um pouco mais da 'coisa real'. Não saímos das emoções, mas mesclamos com temas reais. Falamos sobre escovar os dentes e sobre como nasce a chuva, por exemplo. E também trazemos novos personagens e músicas inéditas – são sete ao todo", adiantou. 

Chaps falou sobre o desafio de tratar temas sérios e complexos com o público pré-escolar – o que, para ele, mais do que um desafio, é um trunfo de "Mundo Bita": "É gostoso desenvolver essas questões porque já temos bastante experiência com esse público. Estamos há mais de dez anos desenvolvendo conteúdo musical para as crianças, e sempre dessa forma: sem menosprezar a capacidade de raciocinar delas. Trazer esses temas 'sérios' para a dramaturgia é fazer um pouco mais, e de forma mais complexa, do que já fazíamos com as músicas. Poucos produtos que estão aí tratam temas como os que a gente traz nos nossos conteúdos, e acredito que esse seja um dos nossos grandes diferenciais". 

Produção do Nordeste 

"Mundo Bita" é um exemplo de propriedade intelectual brasileira que foi produzida fora do eixo Rio-São Paulo – em Recife, especificamente – e que ganhou o país e o mundo. Chaps analisa: "A gente sempre via que as pessoas tinham que ir para o Rio ou para São Paulo para trabalhar com produções audiovisuais de lá ou para tentar alavancar suas próprias produções. 'Bita' foi um fenômeno porque conseguiu trazer esse pessoal de volta. Pessoas que estavam em São Paulo, por exemplo, puderam voltar para casa, para perto das suas famílias, e trabalhar com o que sabem fazer. É tão fora da curva que, quando a gente vai para o eixo, não acreditam, não sabiam que era do Nordeste. É surpreendente para quem vê e, para nós, um orgulho". Ele acrescentou: "No começo, ainda era difícil achar mão de obra. Era escasso aqui. Agora, nos fortalecemos economicamente e como empresa também. Nós fincamos o projeto aqui e é onde fazemos toda a produção". 

O futuro do "Mundo Bita" 

Não há nada concreto nesse sentido, mas Chaps contou que adoraria ver um longa-metragem de "Mundo Bita". "É um desdobramento natural. Quem gosta de audiovisual, gosta de cinema. Um longa de Mundo Bita é um sonho. Ainda não aconteceu e nem discutimos nada a respeito, mas acho que seria muito interessante". Outras ideias são spin-offs de personagens que ganharam força e se tornaram queridos pelo público, histórias em quadrinhos e uma produção em live-action. "Temos algo parecido no teatro, mas quem sabe na tela fique bacana também. São milhões de ideias!", finalizou. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui