Parceria inédita entre Globo e YouTube, "Novelei" reúne atores e youtubers para recriar novelas clássicas

Para prestar uma homenagem ao mundo das novelas, a Globo, em parceria inédita com o YouTube, estreia na próxima segunda-feira, dia 11 de julho, às 20h, a série "Novelei". Criada por Bia Braune com colaboração de Nigel Goodman e Marcelo Martinez e direção de Felipe Joffily, em um projeto exclusivo para YouTube Originals, a história se passa em um curioso e bem-humorado mundo paralelo em que, após um bug no sistema, as novelas começam a ser apagadas da memória de todos. Com isso, ninguém sabe mais o que é "Inshalá!" ou se lembra quem foi Odete Roitman; todos esqueceram do confronto entre Nina e Carminha; o Leblon, cenário das novelas de Manoel Carlos, está sendo apagado do mapa e Tony Ramos, que interpretou tantos personagens marcantes na TV, está desaparecendo. 

"No começo do projeto, imaginei como seria esse universo sem novelas. Para mim, seria um lugar de caos e destruição. A novela faz parte da vida da gente. Costumamos dizer que 'acompanhamos' uma novela, em vez de 'ver' ou 'assistir', então se trata de algo muito maior. Com as novelas desaparecendo, nossa memória afetiva também desapareceria. Então nossa história começa aí, nesse multiverso. Os episódios são todos muito respeitosos com as tramas. Quem é fã de novela, reconhecerá diversas referências. E para quem ainda não conhece os clássicos, é uma porta de entrada muito boa", disse Bia Braune, criadora da série, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, dia 5 de julho. 

Assista ao trailer:


Na trama, para salvar as novelas da destruição, Vitinho (Paulo Vieira), assistente de produção com muitos anos de Estúdios Globo, convoca um time de criadores de conteúdo da internet formado por Thalita Meneghim, Gusta Stockler, Phellyx, Babu Carreira, Evandro Rodrigues e a ainda iniciante Anita (Livia La Gatto) para refazerem algumas das obras que marcaram época. Para esta missão, eles vão contar com a ajuda da inteligência artificial Susaninha (Susana Vieira). 

"O personagem do Paulo Vieira é como um cinéfilo – mas em vez de saber tudo sobre filmes, ele sabe tudo sobre novelas. Sua missão é recriar as novelas para que o universo volte ao equilíbrio. Para isso, ele conta com esse elenco – o pessoal da internet, que é rápido, e o Seu Tony, que é como se fosse o HD da TV brasileira, o backup das novelas. Há ainda a Susaninha, uma figura robótica, ácida, com o humor característico da Susana Vieira. Só o Vitinho, o Seu Tony e a Susaninha se lembram das novelas e, agora, precisam passar o amor por essas histórias para o resto da turma, que não tem referência nenhuma", explicou Bia. 

"Vitinho é um nerd de televisão. A criação desse personagem foi muito feliz – é um personagem novíssimo, nunca vi em outro canto. Temos nerds em todos os produtos audiovisuais, mas eles nunca são fãs de TV, de novela, daquilo que é tão brasileiro. Por isso é um personagem tão único. Me identifico com ele nesse lugar de amor pela TV aberta, que para mim significa afeto, conversa nacional e união. A premissa da série fala, no fim, do que aconteceria se a gente não tivesse construído essas memórias juntos", analisou Paulo Vieira. 

Paulo Vieira é Vitinho, um "nerd de novelas" que tem a missão de recriar as tramas clássicas

Formato

Com nove episódios, que serão disponibilizados semanalmente no canal da TV Globo no YouTube, a série conta ainda com participações especiais, como Claudia Raia, Cauã Reymond, Whindersson Nunes, Kéfera Buchmann, Jojo Todynho, Ísis Valverde, Carolina Dieckmann, Camilla de Lucas, Diva Depressão e Nany People, que ajudarão a recriar as cenas, no melhor estilo "suecar" da internet, de novelas icônicas da dramaturgia brasileira.

"Desde o início tive uma identificação pessoal com o projeto, principalmente nesse universo de metalinguagem. No set, não cortava as cenas porque queria ver a coisa se realizando na origem. Experimentar, assumir riscos, confiando nesse lugar que, para mim, está muito associado à infância, ao intuitivo. Apostar na intuição, mais do que no método e na experiência, é uma oportunidade de se reinventar", declarou o diretor Felipe Joffily. 

Tony Ramos e Susana Vieira fazem participações especiais como Seu Tony e Susaninha

Parceria inédita 

"Novelei" é a primeira parceria de um projeto comercial entre Globo e YouTube e uma grande aposta de conteúdo original da plataforma em 2022. O projeto, lançado em celebração aos 70 anos das novelas brasileiras, usa a linguagem da internet e aproveita a tendência dos conteúdos nostálgicos em alta para resgatar a memória afetiva dos brasileiros com tramas leves, atuais e bem-humoradas.

"O projeto é a celebração do nosso amor às novelas de um jeito especial, com paródias, bom-humor, bordões, memes e grandes talentos da TV e do digital", definiu Gabriela Trigueiro, Gerente de Estratégia de Produtos Digitais e Canais Pagos. "'Novelei' nasceu da vontade da Globo de falar de novela, esse formato que tanto engaja nas redes sociais, de forma inovadora, combinada a esse universo digital. É uma comemoração aos 70 anos das novelas tanto para quem é fã do formato quanto para quem está começando a assistir agora. Para os fãs, há muitas referências, cenas icônicas, easter eggs e surpresas. Para os new lovers, oferecemos uma linguagem própria com os criadores e influenciadores que esse público já acompanha nas redes. É um formato leve e divertido, com cada um dos nove episódios revivendo uma novela diferente – todas disponíveis no Globoplay para quem, depois, ficar com vontade de maratonar. Contamos ainda com mais de 60 convidados", completou. 

As nove novelas selecionadas para o projeto foram "Vale Tudo", "O Cravo e a Rosa", "Laços de Família", "VAMP", "Mulheres de Areia", "Torre de Babel", "O Clone", "Avenida Brasil" e "Senhora do Destino". "Somos apaixonados por várias novelas e poderíamos fazer uma lista gigante, foi bem difícil escolher nove. O que buscamos foi um equilíbrio entre os maiores autores, atores e tramas, além de priorizar títulos que foram sucesso na TV e no digital", pontuou Gabriela. 

"O principal objetivo desse projeto, que foi idealizado anos atrás, é respeitar as melhores e maiores propriedades intelectuais que temos no país, que são as novelas da Globo, em uma parceria com os criadores de conteúdo da internet. Foi inovador e ousado para as duas empresas, em uma consequência natural desse bom relacionamento entre YouTube e Globo", completou Phillipe Carrasco, Gerente de Parcerias de Conteúdo do YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui