Série documental "Retratos de uma Pandemia" estreia no Globoplay

O dia 25 de fevereiro de 2020 entrou para a história do Brasil: depois de algumas semanas com casos emergindo na China, na Itália e em outras partes do mundo, o novo coronavírus havia chegado à América Latina. A identificação do vírus aconteceu no Hospital Israelita Albert Einstein, e não demorou até que o país se tornasse mais um campo de batalha da guerra contra um inimigo desconhecido. Na série documental "Retratos de uma Pandemia: Na linha de frente do combate à Covid-19", que chega ao Globoplay nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, equipes de documentaristas adentram a linha de frente dos hospitais públicos e privados administrados pelo Einstein e revelam os bastidores do maior desafio de saúde pública dos últimos 100 anos. A supervisão artística e de conteúdo é de Eduardo Rajabally ("Um Presente à Prova de Futuro").

"Esse projeto é relevante e inédito. Temos um ponto de vista privilegiado de entender como tudo se passou dentro de hospitais de referência nos sistemas público e privado. Ele tem o caráter de reflexão, de discussão, do ponto de vista da ciência, do trabalho dos profissionais da saúde, das sequelas emocionais e psicológicas dessas pessoas", comenta Rajabally. A proposta é trazer para o público um olhar inédito, da perspectiva daqueles que enfrentam o dia a dia, as angústias, desafios e vitórias de estar na linha de frente.

"Para nós foi algo que brilhou os olhos quando recebemos essa proposta e pegarmos o material bruto para produzir uma série audiovisual com essa característica de broadcast. O Einstein teve uma iniciativa vanguardista em registrar e tornar público o que foi o trabalho dentro dos hospitais. É uma pandemia, algo que vivemos há 100 anos com a Gripe Espanhola, então é um período que precisa ser documentado. Ver isso agora e no futuro vai ser magnífico", reflete Luciana Pires, sócia-diretora da CineGroup.

Foram mais de dois anos de filmagens cobrindo as três grandes ondas da pandemia, divididos em 70 diárias de gravação no Hospital Municipal M'Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, no Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, na UPA (unidade de pronto atendimento) Campo Limpo, além do hospital municipal de campanha montado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, e das unidades Einstein do Morumbi, em São Paulo, e em Goiânia.

Assista ao trailer: 

"A ideia de criar uma obra de entretenimento a partir do que foi captado nasceu do Einstein, que nos procurou para dar vida ao material bruto e transformá-lo em um produto de relevância. Isso dá a dimensão da pandemia sob a perspectiva daqueles que estão na linha de frente. A partir dessa missão, conectamos com a CineGroup e partimos para uma mesa de criação para entender como formatar o projeto. Ele traz recortes de vários momentos da pandemia ao longo de 2020 a 2022, e o nosso desafio foi empregar justamente a dimensão de documentário histórico", diz Fernanda Menegotto, diretora-executiva da Vbrand.

Toda a intensidade da pandemia, do ponto de vista de quem a viu de frente – e de dentro – é narrada ao longo de cinco episódios de 30 minutos cada. São capítulos independentes de uma história com muitos atores, e cujo fim ainda é um mistério.

A série documental "Retratos de uma Pandemia" conta com cerca de 140 entrevistas com médicos, profissionais de enfermagem e outros trabalhadores da saúde, acadêmicos, executivos, intelectuais, gestores de saúde e pacientes infectados pelo coronavírus. Todos os episódios serão lançados na mesma data e a obra estará disponível na plataforma inclusive para não-assinantes.

A obra independente conta com realização do Einstein e coprodução Vbrand e Cinegroup.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui