Com recorde de lançamentos, cinema nacional teve 14,8% de participação de público em 2018

Em 2018 foram lançados 185 longas brasileiros, que venderam mais de 24 milhões de ingressos, representando uma participação de público de 14,8% nas salas cinematográficas. Os dados estão no Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro de 2018, publicado nesta quinta, 5, pela Superintendência de Análise de Mercado (SAM) da Ancine no site do OCA- Observatório Nacional do Cinema e do Audiovisual.

O volume de lançamentos é o maior da série histórica 2009-2018. A participação de público dos títulos nacionais é a maior da América Latina, superior à participação da cinematografia nacional na Argentina, Colômbia, entre outros países. O filme brasileiro com maior número de ingressos vendidos no ano foi "Nada a Perder", que teve um público de mais de 12 milhões em 2018, melhor desempenho entre todos os títulos brasileiros lançados desde 2009.

Apesar da boa participação dos filmes brasileiros, do sucesso de "Nada a Perder" e do lançamento de "Vingadores: Guerra Infinita", com mais de 14
milhões de ingressos vendidos, o público em salas de cinema sofreu uma redução significativa em relação ao ano anterior, queda ainda maior que a verificada entre os anos de 2016 e 2017. O número de ingressos vendidos foi o menor desde 2015. Em relação ao ano anterior, a queda foi de 9,8%, chegando a um público de 163.454.506 ingressos. A renda bruta auferida em salas de cinema também apresentou um decréscimo de quase 10% em relação a 2017, chegando a pouco mais de R$ 2,45 bilhões.

O número de salas exibidoras seguiu em crescimento saltando de 3.223, em 2017, para 3.347.

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