Ministério da Cultura cria GT para construir subsídios para uma política de preservação do audiovisual brasileiro

"Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha, é uma obra clássica do cinema brasileiro

O Ministério da Cultura (MinC) publicou nesta terça-feira, 5, portaria que cria Grupo de Trabalho com o objetivo de discutir temas relevantes para a preservação do audiovisual. O GT terá a tarefa de construir subsídios capazes de contribuir para o desenvolvimento da estratégia adequada para a implementação de medidas estruturantes para a proteção e preservação do audiovisual brasileiro. A coordenação do GT será da Secretaria do Audiovisual (SAV)

Na portaria, integram o GT:

  • I – 2 (dois) representantes da Secretaria do Audiovisual – SAV;
  • II – 1 (um) representante do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram;
  • III – 2 (dois) representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan;
  • IV – 1 (um) representante da Fundação Biblioteca Nacional – FBN e
  • V – 1 (um) representante da Fundação Casa de Rui Barbosa – FCRB.

A portaria faz destaque para a participação do IPHAN, dizendo que o órgão participará com dois representantes considerando sua expertise no tema relacionado ao patrimônio material e patrimônio imaterial, e do Arquivo Nacional, que participará como convidado permanente do GT.

As reuniões do GT serão realizadas quinzenalmente, de forma ordinária, e extraordinariamente, mediante convocação da sua coordenação, sendo o seu quórum de deliberação por maioria absoluta. A portaria diz ainda que as reuniões do GT ocorrerão, preferencialmente, de forma remota, com possibilidade de participação presencial para aqueles participantes que estejam em Brasília, local sede das reuniões.

O GT também poderá convidar interlocutores de outros órgãos e instituições nacionais e internacionais para contribuir com o debate e desenvolvimento dos trabalhos relacionados ao objeto desta Portaria. O prazo final para apresentação do relatório final é de seis meses após a sua instituição do GT. O documento servirá para subsidiar a elaboração do Plano de Preservação do Audiovisual, podendo este prazo ser prorrogado em caso de necessidade e de comum acordo entre os seus integrantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui