Qualcomm apresenta versões do Snapdragon para TVs 4K e carros conectados

Televisores de grandes telas curvas e em ultra alta definição (UHD) de 4K e 8K prometem ser alguns dos destaques da maior feira mundial de eletrônicos de consumo, a CES, que acontece essa semana em Las Vegas, nos Estados Unidos. A fabricante de chipsets Qualcomm, por sua vez, não perdeu tempo e apresentou nesta segunda, 7, seu processador Snapdragon 802, desenvolvido especificamente para smart TVs UHD, set-top boxes inteligentes e adaptadores de mídia digital conectados.

O Snapdragon 802 é um processador quad-core Krait com CPU de 1,8 GHz e GPU Adreno 330 e promete interface com usuário aprimorada e qualidade para jogos similar à de consoles de videogame. A ideia é aproximar a experiência em uma TV conectada daquela em smartphones, em especial com relação ao multitasking. Com o chipset embarcado, será possível, por exemplo, jogar online enquanto se realiza uma videoconferência, ou navegar na Internet ao mesmo tempo em que se está assistindo a um streaming de filme, ou ainda rodar quatro vídeos simultâneos em HD em uma mesma TV.

Os primeiros devices com Snapdragon 802 devem começar a chegar ao mercado no final de 2014.

Carros conectados

A fabricante também apresentou o Snapdragon 602A, um processador quad-core com CPU Krait, GPU Adreno 320 desenvolvido para atender requisitos de temperatura e longevidade para sistemas embarcados de entretenimento e informações da indústria automotiva. O processador será integrado nos modems 3G/4G Gobi, também da Qualcomm, e compõem a plataforma Snapdragon Automotive Development Platform. O novo processador suporta múltiplos sistemas operacionais, navegação em 3D, reconhecimento facial e de gestos e jogos em 3D para passageiros no banco de trás dos veículos.

Análise

O movimento da Qualcomm nesse sentido não é novo, mas certamente é o passo mais importante que a empresa está dando para manter a sua hegemonia no mercado de dispositivos conectados. É uma briga em que a empresa enfrenta com uma certa vantagem em relação à Intel, sua principal competidora, que ainda busca uma forma de se estabelecer no mercado de celulares e tablets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui