Retrospectiva "Umbigo do Sonho – O Cinema de Paula Gaitán" reúne filmes, videoclipes, debates e masterclass 

Paula Gaitán (Foto: Leonardo Lara/ Divulgação)

Abre nesta quinta-feira, dia 8 de junho, e vai até 14 deste mês, no CineSesc,  a retrospectiva "Umbigo do Sonho", com os filmes da cineasta e multiartista Paula Gaitán – que  nasceu em Paris, em 1954, e cresceu entre a Colômbia, o Brasil e a Europa. Com curadoria de Ava Rocha, sua filha com Glauber Rocha, a mostra apresenta dez longas-metragens, 15 curtas e dois videoclipes, além de um ciclo de debates e uma masterclass ministrada pela própria artista.

O público poderá assistir a um conjunto de obras em que Paula Gaitán filmou encontros com diversos artistas e intelectuais como Lygia Pape, Agnès Varda, Arto Lindsay, Arrigo Barnabé, Sônia Guajajara, Jean-Claude Bernardet, Glauber Rocha, Negro Léo, Maria Gladys, além de videoclipes realizados com Elza Soares e Ana Frango Elétrico. Após as sessões haverá um ciclo de debates com a presença de críticos e diversos artistas que participaram desses filmes. 

A retrospectiva traz ainda os filmes "Uaká" (1988), primeiro longa-metragem de Paula, filmado na aldeia kamaiurá no Alto Xingu; "Exilados do Vulcão" (2013), premiado no Festival de Brasília; "Luz nos Trópicos" (2020), exibido no Festival de Berlim e vencedor do Olhar de Cinema; e o "Canto das Amapolas" (2023), filme mais recente da diretora. 

Na abertura, que acontece nesta quinta, 8, irão apresentar a sessão Ana Júlia, Kiko Dinucci, Negro Léo, Ava Rocha e Paula Gaitán. Já a masterclass será ministrada em três partes: na segunda, 12; na terça, 13; e na quarta, 14 – em todos os dias às 14h30. 

A retrospectiva "Umbigo do Sonho – O Cinema de Paula Gaitán" ocupa o CineSesc, que fica na Rua Augusta, 2075, em São Paulo – SP. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui