AGENDA
06/07/2020, 20:37

15ª CineOP abre inscrições para filmes da Mostra Educação e Projetos Audiovisuais Educativos

Estão abertas as inscrições para filmes da Mostra Educação e Projetos Audiovisuais Educativos que serão exibidos e apresentados na programação do Encontro da Educação: XII Fórum da Rede Kino durante a 15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que será realizada entre os dias 3 e 7 de setembro de 2020, em formato online.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site até o dia 20 de julho, às 23h59, no horário de Brasília. Os interessados em inscrever devem consultar o regulamento, realizar o cadastro e preencher o formulário no ato da inscrição. Os filmes e projetos inscritos serão avaliados por uma comissão oficial nomeada pela coordenação da Rede Kino e pela curadoria da Temática Educação da 15ª CineOP, assinada por Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga.

Poderão ser inscritos filmes brasileiros e latino-americanos, de até três minutos, produzidos em contexto educacional por estudantes, professores, professoras ou cineastas, vinculados a escolas/instituições públicas de educação básica e de ensino não-formal. Produções internacionais deverão obrigatoriamente conter legenda em português.

Nesta edição, a produção dos filmes deve se organizar em torno da pergunta "Como viver entre tela e janelas?". Além disso, devem ser levados em consideração os seis temas com os quais as respostas a essa pergunta devem se relacionar: delicadeza, cuidado, conexões, memórias, cura e sonhos. A proposta consiste em filmar pequenas histórias ou fazer ensaios experimentais ou simplesmente registrar um momento específico da vida em casa, na cidade, na aldeia ou comunidade quilombola, desde que respeitando o momento de isolamento social. O único elemento comum de criação a todos os projetos é a abordagem da presença do cinema em relação a outras mídias no cotidiano de nossas relações nos dias de hoje. Salvo essa restrição, o formato é livre, aberto para documentários, filmes de imagens de arquivo, ensaios e exercícios experimentais, entre outros.

Em 2020, a Mostra Educação tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, sendo este o foco do Fórum da Rede Kino. A divulgação dos resultados dos filmes selecionados está prevista para a segunda quinzena de agosto, por meio do e-mail que consta na ficha de inscrição. Os escolhidos serão exibidos na plataforma digital da 15ª CineOP– Mostra de Cinema de Ouro Preto. 

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. 

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2020 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top