Consumidores usam cada vez mais a smart TV para assistirem vídeos online

(Foto: Pixabay)

A Smart TV, que antigamente era mais associada a conteúdos longos, é um dispositivo em transformação, sendo cada vez mais usada para consumo de programações que não são exatamente "de televisão", tais como YouTube e Twitch, por exemplo. Nesta segunda-feira, dia 7 de agosto, executivos do YouTube, Dia Estúdio e Kwai estiveram presentes no painel "Práticas e tendências do mercado de criação de conteúdo online" realizado no Set Expo 2023, em São Paulo, e apresentaram alguns números interessantes nesse sentido. 

Manuela Villela, Head Creator Ecosystem do YouTube no Brasil, lidera um time responsável pelos criadores endêmicos da plataforma, isto é, aqueles que nasceram e cresceram na plataforma e atingiram seu ápice, tanto em volume de audiência quanto em tamanho de canal, e se transformaram em verdadeiras marcas. Ela contou que, mensalmente, são mais de 120 milhões de pessoas acessando o YouTube – dentre elas, 65 milhões acessam via Smart TV. "É a tela que mais cresce. A TV vem crescendo astronomicamente ano a ano", revelou. "Por isso, estamos correndo atrás para que a experiência do YouTube na TV seja cada vez mais amigável ao consumidor", acrescentou. "O YouTube se posiciona hoje como uma plataforma multi-formato, que exibe lives e torneios de esporte; vídeo on demand, que foi por onde começamos; e recentemente o shorts, que é uma plataforma dentro do YouTube para vídeos curtos. Somos multi-formato, multi-dispositivos e multi-conteúdos", definiu. 

Rafa Dias, CEO do Dia Estúdio, contou que a empresa começou em 2013, produzindo canais para o YouTube. Em 2016, começou a transmitir grandes lives; em 2017, lançou projetos originais; em 2019, fechou um projeto comercial junto com o Google e, no mesmo ano, veio para São Paulo (ela começou em Florianópolis – SC). Em abril de 2013, eles lançaram o maior projeto de sua história até então: a Dia TV, uma TV dentro do YouTube que exibe conteúdo 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive com transmissões ao vivo. Em cerca de 90 dias no ar, eles já somaram 400 milhões de views totais, registraram um pico de 55 mil espectadores simultâneos e contam com uma média de usuários únicos por dia de 235 mil pessoas. 

Na divisão por device, chama a atenção os números da Smart TV: 38,3% contra os 41,5% do mobile (tablet e computador representam porcentagens menores). Ou seja: a TV e o celular estão praticamente igualando suas réguas. A TV, nesse caso, também segue numa curva crescente: no começo da Dia TV, ela representava apenas 18% do consumo dos usuários, o que significa que o crescimento foi bastante rápido. "Estamos atentos a esse número e apostamos que ele seguirá subindo", pontuou Dias. 

O mercado está em constante transformação, com os hábitos dos consumidores ditando as novas regras. Os números apresentados servem de alerta para uma possível tendência em pleno crescimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui