"Helen" estreia em 17 de junho nos cinemas

No dia 17 de junho, chega aos cinemas de todo o Brasil "Helen", filme que conta a história de uma menina de nove anos que mora no bairro do Bixiga, em São Paulo. Entre as idas para a escola, brincadeiras no cortiço onde vive e os problemas financeiros e sociais que aparecem ao seu redor, Helen encontra diferentes maneiras de juntar dinheiro para comprar uma caixa de maquiagem de presente de aniversário para a sua avó, Dona Graça, com quem mora. A estreia do longa em plataformas digitais está prevista para 24 de junho.

Escrito e dirigido por André Meirelles Collazzo, o filme aborda um outro lado do Bixiga, bairro conhecido por suas cantinas e tradições italianas. O diretor mostra o outro aspecto cultural do local, que abriga cortiços e foi um dos primeiros quilombos da capital paulista. 

O longa é inspirado na história real de Ágata Helen Garcia Almeida e Maria das Neves de Almeida. Dona Maria – no filme como Dona Graça – é uma senhora que migrou da Paraíba para São Paulo aos 14 anos e vive no Bixiga, onde vende churrasco na calçada, recolhe aluguéis para o dono do cortiço onde mora e faxina outros imóveis do mesmo proprietário. Dona Maria criou sozinha sua neta, Ágata Helen – Helen, personagem principal do longa -, que nasceu quando seu filho tinha apenas 14 anos e, a mãe da menina, 13. Tendo como fonte de renda os trabalhos informais, pagou os estudos de seus filhos e também de Ágata Helen, de quem nunca desgrudou. 

"Dona Maria 'blindou' Ágata Helen dos perigos e riscos que esse estilo de vida em cortiços oferece: assédio, violência, necessidades básicas, tráfico. Nos anos em que frequentei o Bixiga, era muito comum ver Helen dormindo no colo de Dona Maria de madrugada, na calçada, enquanto vendia churrasquinho. E foi a partir dessa relação que resolvi contar a história de duas mulheres, neta e avó, que sobrevivem nas entranhas da cidade de São Paulo", conta em nota André Meirelles Collazzo.

Os testes de elenco para os papéis das crianças foram feitos nas escolas públicas do bairro e quem ficou com a protagonista, Helen, foi Thalita Machado. Os nomes de destaque no elenco são de Marcélia Cartaxo, que interpreta a avó da menina, e Tony Tornado, que dá vida ao Seu Antônio, um admirador da Dona Graça e também morador do Bixiga.  

Com produção da Prosperidade Content e distribuição da Elo Company, o longa foi selecionado nos seguintes festivais nacionais e internacionais: Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) 2020, Festival Cinelatino – Toulouse 2020, onde ganhou o prêmio PRIX RAIL DOC, Cine en Construcción -Toulouse 2019, Festival LE ZOLA Reflets du Cinèma 2020, e teve seu roteiro finalista do GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa 2017, em Lisboa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui