Vitrine Lab divulga lista de selecionados e promove masterclass aberta ao público

O projeto Vitrine Lab, novo braço educacional focado em estudantes e profissionais do mercado audiovisual, divulgou no início do mês a lista de convocados da sua primeira edição contemplada pelo ProAC. Vinte e quatro candidatos foram selecionados e receberão, além do conteúdo exclusivo da Vitrine Filmes, uma bolsa-auxílio no valor de R$200. O projeto tem como objetivo fomentar a capacitação do audiovisual na área de distribuição, uma das mais carentes do setor.

Essa primeira edição terá início em 11 de junho, com nove encontros ministrados por um time que atua diariamente à frente da distribuição e comercialização de filmes em território nacional. O Vitrine Lab seguirá como um projeto híbrido aberto a patrocínio para novas edições que possam ser gratuitas, mas também com turmas pagas, sempre incluindo bolsistas e voltado à democratização do acesso ao conhecimento.  

"Contamos com mais de 600 inscrições de pessoas de diferentes idades, classes sociais, gêneros e raças. Dos 24 participantes, temos uma maioria de pessoas que se declaram pretas ou pardas. Entre elas, temos também selecionades cis, trans e não bináries. Com o financiamento público do PROAC-SP, conseguimos viabilizar uma primeira edição voltada a  atender a um grupo de estudantes que, por condições financeiras, não acessavam cursos nessa área", afirmam em nota os idealizadores do projeto Amanda Kadobayashi, Bernardo Lessa e Lívia Donadeli. 

O LAB contará ainda com uma convidada especial do talento Paradiso para ministrar a aula sobre "caminhos possíveis para o cinema independente no circuito de festivais", parceria com o Projeto Paradiso que se estende para a masterclass inaugural aberta, que  será realizada nesta quarta-feira, dia 9 de junho, às 10h. Transmitida pelo YouTube da Vitrine Filmes e com retransmissão para o Facebook do Projeto Paradiso, a aula será ministrada pela sócia-fundadora da Vitrine Filmes, Silvia Cruz, e mediada pela diretora executiva da instituição, Josephine Bourgois. 

No cronograma do curso, estão previstos temas centrais que passam por todo o processo de distribuição, começando pelo mercado cinematográfico, curadoria, modelos de negócio, planejamento financeiro, políticas públicas e chegando nas estratégias de programação, marketing, mídias sociais e produção de conteúdo. Entre os professores, estão Felipe Lopes, Amanda Kadobayashi, Lívia Donadeli, Bernardo Lessa, Ana Letícia Leite, Tamara Ganhito, Marina Kosa, Eduardo Pires, Gabriel Billy e Talita Arruda.

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