ONU e Agência Lupa lançam websérie para desmentir informações falsas sobre a Covid-19

A Lupa, primeira agência de fact-checking do Brasil, se une às Nações Unidas em uma iniciativa em prol do compartilhamento de informações precisas sobre a Covid-19 com uma abordagem bem-humorada. A campanha Pause, ação global da ONU que combate a desinformação sobre o novo coronavírus, lança nesta terça-feira, dia 8 de dezembro a websérie "#SÓQUENÃO", que contará ainda com outros três episódios lançados nos dias 15, 22 e 29 deste mês.

Com o intuito de desmentir informações falsas compartilhadas ao longo da pandemia, a série de quatro episódios será comandada pelo ator Hamiltinho (de "Estranha Mente", do Multishow, e "Ana e Vitória", o filme) e terá participação especial de Rafael Infante (do Porta dos Fundos e "Vai Que Cola") em três episódios.

Na série, os humoristas vão levar informações corretas sobre o vírus e derrubar mitos que circulam desde o início da pandemia como, por exemplo, a versão de que a máscara aumenta a taxa de dióxido de carbono e altera a flora oral. Eles também vão explicar que as vacinas não geram seres humanos geneticamente modificados nem permitem controle externo através de microchip, e vão mostrar que chá de limão, alho e jambu não têm eficácia na cura da Covid-19. Respeitando as medidas de segurança, os episódios foram gravados de maneira remota e estarão disponíveis nas redes sociais da Agência Lupa e da ONU Brasil.

Parte da iniciativa Verificado, que visa disseminar informações confiáveis sobre o novo coronavírus, Pause é uma campanha que propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação. Usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar. A campanha ganha o reforço da Agência Lupa, que chega ao projeto com o mesmo propósito: corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. A websérie "#SÓQUENÃO" foi o formato escolhido tanto por Lupa quanto pela ONU para levar ao público sua preocupação com a divulgação de notícias e dados precisos, especialmente, durante uma pandemia.

O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro (UNIC RIO) em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui