Edição de 2020 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é cancelada

Neste ano, não haverá Festival de Brasília. Em entrevista ao noticiário brasiliense Metrópoles, o secretário de Cultura e Economia Criativa (SECEC) Bartolomeu Rodrigues confirmou o cancelamento daquela que seria a 53ª edição do tradicional evento.

Segundo o secretário, a decisão foi tomada por falta de recursos – os R$3 milhões previstos no orçamento da Secretaria não estarão disponíveis por conta da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Ainda de acordo com Rodrigues, a situação até poderia ser revertida caso surgisse o recurso, mas ele pessoalmente acha "muito difícil". 

Além da questão econômica, existem outros impasses para a realização de festivais de cinema neste ano, como a recomendação de evitar aglomerações em espaços fechados, como as salas de cinema. No caso de Brasília, foi considerada a possibilidade de fazer um modelo híbrido de evento, que contasse com transmissões em streaming, por exemplo, mas mesmo assim os recursos não foram suficientes para seguir com o plano adiante.

Ao longo da história do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro o evento físico só deixou de acontecer por três anos – nos anos 1970, em meio à ditadura militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui