A Sky não é a única interessada em prestar o serviço de TVRO para os canais de TV aberta. No mesmo dia em que o CEO da operadora, Raphael Denadai, afirmou ver uma oportunidade na migração do serviço de TV parabólica (TVRO) da banda C para a banda Ku, outros players se colocaram à disposição. Também no Pay-TV Forum 2021, realizado de forma online por TELA VIVA e TELETIME nos dias 9 e 10 de agosto, o vice presidente comercial da SES na América Latina e Caribe, Jurandir Pitsch, disse que a migração da banda C para banda Ku pode fomentar uma migração do modelo fre-to-air para modelo por assinatura de parte da base atual das parabólicas. "Vai ter uma quantidade de usuários que não quer pagar por conteúdo e vai ficar apenas nos abertos, sabemos que as operadoras de DTH estão analisando", completou.
Para o executivo da SES, uma das operadoras satelitais que concorre para ser o destino dos sinais das empresas de radiodifusão na banda Ku, ainda há dúvidas sobre quais serão as reais demandas. "As definições não estão bem equacionados, o que vai acontecer quando as regras do edital do 5G estiverem mais claras", disse.
A Claro também vê com interesse a migração da TVRO para a banda Ku. De acordo com Alessandro Maluf, diretor de produto vídeo da operadora, se trata de uma oportunidade de melhorar a eficiência da rede satelital. Segundo ele, até os conteúdos da TV por assinatura na banda Ku podem se beneficiar maior base equipamentos instalados.
Maluf destaca que não se trata de voltar a explorar o serviço "Livre", que foi praticado pelas principais operadoras de DTH e que não cobrava pela oferta do pacote de canais abertos.
Luis Otavio Marchezetti, diretor de engenharia da Sky, explicou que a operadora também não tem interesse em retomar o Sky Livre, que "trazia custos sem agregar valor". "Queremos ter um produto para os broadcasters, participando da instalação", diz. Será um produto TVRO, com caixa semelhante à da banda C, que permite regionalizar o sinal das TVs abertas. Marchezetti espera que haja competição no serviço. "O que não achamos correto é haver um player único, o que pode trazer questões ao mercado", finaliza.