Mercado espera rápida adoção do 4K, aponta estudo da Intelsat

Uma pesquisa realizada pela Mercado Market Connections a pedido da Intelsat com cerca de 80 executivos das áreas técnicas e não técnicas – principalmente marketing – da sua base de clientes revelou uma visão otimista do mercado em relação à adoção da tecnologia 4K para TV de ultra alta definição (4K UHDTV).

O relatório publicado pela empresa aponta que 63% dos entrevistados esperam que a tecnologia 4K se torne um padrão, com penetração semelhante à do HD atualmente, dentro de um período de cinco a sete anos. Além disso, 83% responderam que em até dez anos o formato será a norma para consumo de conteúdo em vídeo. 

42% dos entrevistados informaram já ter um cronograma de lançamento definido, sendo que 23% deles pretendem utilizar a tecnologia já nos próximos quatro anos. O principal motivo citado pelas empresas de mídia é a oferta de um diferencial competitivo necessário para a conquista de novos assinantes para seus canais de TV a cabo. Por outro lado, 27% responderam não considerar lançar programação com a tecnologia e outros 27% responderam ainda estar considerando se a utilizarão.

Existem divergências quanto ao primeiro segmento ou modelo de negócios que irá adotar o 4K UHDTV entre executivos técnicos e não técnicos. Os modelos mais mencionados são os de transmissão de cinema digital (38%), OTT (22%) e DTH (14%). O modelo de negócios vídeo “on demand” obteve 60% das indicações como o primeiro a adotar a nova tecnologia.

Os profissionais pesquisados acreditam que o ritmo de adoção do 4K UHDTV vai variar conforme a região. Por exemplo, 47% acreditam que a tecnologia será adotada primeiramente na região do oceano Pacífico na Ásia; 34% esperam que a América do Norte será das primeiras regiões; apenas 16% acreditam que a Europa Ocidental será a primeira a adotar a nova tecnologia.

Preocupações

Executivos que responderam ao questionário citaram custos elevados de transmissão e produção de conteúdo (62%), disponibilidade de tecnologia de transmissão eficientes (62%); aparelhos de TV com preços acessíveis (51%) e a capacidade de obter retorno sobre o investimento realizado (71%) como os itens de maior preocupação para o avanço da nova tecnologia.

Cerca de um terço dos pesquisados informaram que massa crítica de conteúdo (38%), suficiente penetração entre assinantes (35%) e disponibilidade de aparelhos de decodificação para 4K UHDTV (31%) são fatores importantes para acelerar o processo de adoção da nova tecnologia.

Cinema (53%) e esportes (42%) são os dois tipos de conteúdo mais citados entre os que serão os primeiros a adotar a nova tecnologia.

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