Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano abre inscrições  

(Foto: Divulgação)

As inscrições para os Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano estão abertas no site da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais a partir desta segunda-feira, dia 9 de outubro. A partir deste ano, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e o SICAV (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual) serão os responsáveis pela formação da Comissão que indicará as 22 categorias representantes do Brasil no Prêmios Platino. A Comissão será formada por 11 membros: oito indicados pela Academia, em votação entre os sócios, e três indicados pelo SICAV. 

Poderão concorrer as obras cinematográficas de Ficção, Animação e Documentário (filmes com duração superior a 60 minutos) que tenham estreado no Brasil em salas comerciais entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023 e as Séries de Ficção e Documentário (TV Aberta, TV Paga e Streaming) produzidas por produtoras brasileiras independentes com registro regular na Ancine. As séries com comprovação do lançamento da temporada entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023 estão aptas a concorrer. Os filmes que serão lançados após o encerramento das inscrições – 31 de outubro de 2023 – mas dentro do calendário estabelecido pelo Prêmios Platino (até 31 de dezembro de 2023) precisam anexar carta compromisso de lançamento da distribuidora no ato da inscrição.

São 22 categorias elegíveis. Entre elas, Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, Melhor Filme de Animação, Melhor Documentário, Melhor Direção, Ator, Atriz, Roteiro, Montagem, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Som, Melhor Minissérie ou Telessérie Cinematográfica de Ficção ou Documentário e Melhor Criador de Série.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui