A aposta da Vivensis na migração para a banda Ku

A migração da TVRO, a TV aberta por satélite, da banda C para banda Ku vem movimentando a indústria de serviços e produtos para recepção satelital no país. Fornecedores trabalham com uma perspectiva de demanda de 20 milhões de equipamentos nos próximos cinco anos e investem em estratégias para abocanhar uma fatia deste mercado.

O sócio-proprietário da Vivensis Yvan Cabral conta um pouco da estratégia da empresa para atingir a meta de conquistar 25% deste mercado. Segundo ele, "a migração vai trazer a maior oportunidade para o segmento de satélites de todos os tempos". A empresa vem investindo em uma restruturação, além da construção de uma unidade fabril em Manaus, para atuar em duas frentes. Uma delas consiste na disputa para ser um dos fornecedores da Entidade Administradora da Faixa (EAF), empresa responsável pela implementação dos compromissos da faixa de 3,5 GHz e que fará a distribuição de kits para parte elegível dos beneficiários do Cadastro Único. Segundo Cabral, cerca de metade do mercado potencial de 20 milhões de kits de recepção será distribuída pela EAF. "A demanda (da EAF) não será atendida por uma, duas ou três empresas. Naturalmente, serão necessárias várias empresas para se ter sucesso", diz.

A Vivensis participa do RFP (request for propolsals) em diversas categorias, como fornecedores de antenas, LNBs, receptores, cabos, instalação e logística. "Tivemos que construir uma indústria (a fábrica em Manaus), porque o decodificador é um produto incentivado na Zona Franca de Manaus, com tributação para importação proibitiva", explica o empreendedor. "A competitividade é determinante na RFP. Preço é um dos primeiros itens para ser elegível. Tivemos que tomar a decisão de investir em máquinas de alta geração", completa. O investimento na unidade fabril foi de R$ 20 milhões.

Para garantir a qualidade dos produtos, a Vivensis firmou contrato com o Laboratório Mackenzie, que fará a certificação. Com isso, a empresa garante todos os requisitos que a especificação do produto exige. "O não cumprimento de uma especificação pode levar a multas e devolução de lotes. O envolvimento do laboratório mitiga este risco", explica Cabral.

Outro passo importante foi criar um call center ampliado para atender a maior demanda de venda e distribuição. A Vivensis já inaugurou seu Centro Tecnológico de Atendimento (CTA), com capacidade para 400 posições de atendimento, das quais metade estão ocupadas atualmente. "Estamos com 250 funcionários, sem contar a indústria. Vamos ampliar a equipe no CTA e a previsão é ter 350 funcionários no início de 2023", diz o executivo.

Na parte de logística e instalação, a empresa tem grande know-how. Além de uma grande capilaridade de instaladores de receptores da banda C, a Vivensis é parceira de operadoras de serviços de telecomunicações baseado em satélites. Já trabalhou com a Claro, a Sky e a Hughes, esta última no serviço de Internet por satélite. "A Vivensis atende todos os municípios do Brasil. Atuamos na banda C, na banda Ku, com a TV por assinatura, e na banda Ka, em operação com a HughesNet", diz Cabral. "Os contratos com as grandes operadoras nos ensinaram muito. Eles trazem obrigações rígidas de prazos e de qualidade. Somos um dos competidores preparados", completa.

Varejo

A outra frente de atuação é mirando numa fatia da demanda pelos 10 milhões de kits para aqueles que não serão contemplados pela distribuição pela EAF. Um passo importante, é o investimento em marketing. A Vivensis estruturou a área com a contratação da CMO Patrícia Vital. A executiva traz experiência de multinacionais, incluindo da área de TV, como a TCL-Semp.

Desde 2006 a Vivensis vem trabalhando em parceria com grandes redes de varejo, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Multiloja, Colombo. "Em todo o Brasil, vendemos em grandes redes de móveis e eletro. É um canal muito forte de venda. É ele que detém 70% das vendas de TV. Onde não tem o sinal da TV aberta, o cliente compra TV e muitas vezes já compra a antena", diz Cabral.

"Ouvir e ter cuidado com estas pessoas (do varejo) está em nossa essência. O varejo precisa ser educado a vender, quando é uma venda mais especializada", diz a CMO Patrícia Vital. Ela lembra que o streaming vem avançando muito, mas quase metade do país ainda não assina um serviço. "Tem um Brasil que não tem acesso ao streaming e que faz questão de ver os jogos da Copa do Mundo. Estamos muito focados no fomento à venda pelo evento esportivo", completa a executiva.

"A gente enxerga uma oportunidade imensa. Um mercado construído da década de 1980 para cá que vai ter que ser renovado em três a cinco anos. Vai ter muita geração de emprego. Já há movimento de contratações em todo o mercado. Empresas de instaladores estão aumentando equipes", finaliza Yvan Cabral.

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