O Rio de Janeiro quer atrair mais produções audiovisuais que tenham a cidade como principal cenário. E para ajudar nos processos de captação das filmagens, a RioFilme, por meio da Rio Film Commission, fechou um acordo de cooperação com o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), fundação de promoção do Rio. O Rio CVB vai fornecer material de divulgação da cidade, como vídeos e showcases, e facilitar contatos com fornecedores locais, além de acompanhar eventuais visitas técnicas. A fundação tem experiência na atração de grandes eventos para o Rio e, agora, amplia sua atuação no audiovisual, com o objetivo de propagar para um público ainda mais amplo a imagem da cidade.
A parceria foi oficializada nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, com a assinatura do acordo. O evento aconteceu durante o RioMarket, braço do Festival do Rio voltado ao mercado.
"Embora sejamos uma iniciativa privada, temos um diálogo perene com o poder público, desde a esfera municipal, para desenvolver um trabalho em conjunto, objetivando resultados para toda a cadeia. A nossa missão é estimular e incrementar o fluxo turístico de qualquer natureza para a cidade do Rio de Janeiro e atrair a realização de congressos e eventos, nacionais e internacionais, principalmente de natureza técnica, científica, cultural e esportiva", explicou Roberta Werner, Diretora-Executiva da RCVB. "A ideia é que, com o acordo, a gente seja o braço operacional da RioFilme para facilitar todo o trâmite de filmagens no Rio, envolvendo questões como deslocamento e reserva de locações, por exemplo. O objetivo é que toda a cadeia produtiva seja beneficiada e tenha resultado efetivos", acrescentou. Roberta contou ainda que já existe uma produção alemã assinada a partir desse trabalho conjunto entre a RCVB e a RioFilme.
"A relação entre o audiovisual e o turismo é íntima e tem sinergia. O Brasil vive um contexto inédito: nunca houve tanto investimento privado em produção audiovisual aqui, o que se deve especialmente à entrada do streaming e das plataformas. Nesse momento, o Rio de Janeiro precisa ter protagonismo, precisa ser o destino natural para as produções audiovisuais. Temos que aproveitar essa oportunidade. Esse é mais um passo dos investimentos que a RioFilme tem fortemente feito em ações que geram essa promoção e atração para o Rio", completou Maurício Hirata, diretor de investimentos da RioFilme.
"Estamos diante de uma gama de possibilidades. Fiquei encantado com o trabalho do Daniel Celli na Film Commission de São Paulo e muito feliz de tê-lo agora no Rio. É uma cidade que se vende por si só. É claro que há muito trabalho a fazer, mas esse turismo cinematográfico é incrível. Temos potencial para ser a Film Commission mais estruturada do Brasil. Com essa paixão que nos move e o trabalho que tem sido feito, vamos gerar renda, emprego e desenvolvimento. É o que todo mundo quer – e estamos à disposição para ajudar nesse sentido", concluiu Antônio Mariano, Secretário Municipal de Turismo.
(Foto: Alexandre Macieira / RioCVB)