RioFilme divulga resultados de política afirmativa

(Foto: Divulgação)

A RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, divulga os resultados do programa de fomento Pró-Carioca Audiovisual. Em 2023, a empresa lançou o maior programa de fomento de sua história, distribuindo mais de R$ 64 milhões, entre recursos municipais e valores provindos da Lei Paulo Gustavo, distribuídos entre 13 editais de fomento. Agora, a RioFilme divulga os resultados de sua política afirmativa, que somada às regras estabelecidas pela Lei Paulo Gustavo, se mostrou um dispositivo eficiente para a democratização e o impacto social na distribuição dos recursos investidos pelo Pró-Carioca Audiovisual 2023. 

A pontuação adicional aplicada pela RioFilme beneficia mulheres, negros e grupos minorizados (pessoas trans, indígenas e portadores de deficiência); e moradores das APs 3, 4 e 5, com exceção de Barra da Tijuca e Recreio, e das favelas localizadas nas APs 1 e 2. Além das pontuações adicionais da RioFilme, foram garantidas no processo seletivo as cotas estabelecidas pela Lei Paulo Gustavo para propostas lideradas por pessoas negras e indígenas. 

Principais resultados 

As mulheres foram responsáveis por 61,69% das propostas inscritas nos editais. Após o impacto da política afirmativa na fase de seleção, as mulheres passaram a representar 79,39% na liderança das propostas contratadas pela RioFilme, no ano passado.

Em relação aos grupos de maior vulnerabilidade social, os números mostram que 16,8 % das propostas inscritas vieram das áreas de menor IDH da cidade (APs 3, 4 e 5 com exceção de Barra e Recreio, e favelas das APs 1 e 2). Após as pontuações adicionais, esse grupo passou a representar 36,97% das propostas beneficiadas pela RioFilme. 

No que se refere às pessoas negras, elas lideravam 24,03% das propostas inscritas nos editais da RioFilme. Após a aplicação da política afirmativa da empresa, somadas às cotas da Lei Paulo Gustavo, o percentual de propostas lideradas por pessoas negras subiu para 60,24% das propostas contratadas. Ou seja, mais da metade das propostas beneficiadas pela RioFilme em 2023 vêm de pessoas negras. 

Sobre os grupos minorizados, com indígenas, pessoas com deficiência e trans, em 2023, esse grupo representou 6,98% das propostas inscritas no programa de fomento da RioFilme. Após a aplicação da política afirmativa, passou a representar 15,15% das propostas contratadas pela empresa. Os números mostram que praticamente todas as propostas inscritas por esses segmentos foram contratadas. Além disso, as regras de inclusão aplicadas pela RioFilme foram um indutor para que a representatividade desses grupos dobrasse na contratação dos recursos investidos. 

Além do número recorde nos valores investidos pela empresa no setor audiovisual, 2023 reuniu outros marcos na história da RioFilme: o Pró-Carioca Audiovisual recebeu 1583 inscrições em seus editais, um número quase três vezes maior do que foi registrado em 2022, quando a RioFilme e recebeu 673 inscrições. 

Todos os números referentes ao balanço do Pró-Carioca Audiovisual 2023 estão disponíveis na área do Observatório do Audiovisual Carioca, no site da RioFilme

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