Controle do churn passa pela parceria entre serviços e conteúdo

Ivan Vitório, gerente de insights da Parrot Analytics

Os serviços de streaming são agentes importantes no mercado de banda larga, incluindo dos ISPs, os provedores regionais do serviço. Ajudam estas operadoras a seguir crescendo e a combater o churn, a perda liquida de base. Do outro lado da parceria, os serviços de conteúdo também se beneficiam da oferta com outros serviços. Foi o que apontou Ivan Vitório, partner insight manager da Parrot Analytics, no Brasil Streaming 2024, realizado nesta quinta, 11, por TELA VIVA e TELETIME.

Vitório apontou que a consolidação de catálogos resultante da fusão de dois grandes players do mercado não levou a um aumento da base de assinantes, embora os catálogos fossem complementares. No entanto, segundo o analista, as empresas de streaming oriundas do setor de tecnologia conseguiram segurar o churn ao combinar seus catálogos, não tão amplos quanto os das empresas de mídia, com serviços como armazenamento em nuvem, email e apps.

A conclusão é que, para os serviços de streaming, ser parte de um empacotamento aliado à banda larga se mostra não apenas como um caminho para ampliação de base, mas também para segurar os "canceladores seriais". O streaming causou uma disrupção na oferta combinada de canais, mas hoje, explica Vitório, são as plataformas de streaming que enxergam na oferta combinada um caminho de crescimento.

Conteúdo original

O analista da Parrot Analytics apontou que a demanda por conteúdo original no streaming é crescente. No Brasil, essa demanda cresceu 169% entre 2019 e 2023. A demanda por determinados gêneros de programação sofre variações, sendo perceptível uma leve queda na demanda por drama e comédia neste período, embora os gêneros ainda representem 45,9% e 12,5% da demanda, respectivamente. Os gêneros cuja demanda é crescente são animação e infantil, que somados representam 24,3% da demanda.

O estudo aponta que é importante analisar os subgêneros para investir de forma assertiva na aquisição e ou na produção de conteúdo original. Embora a demanda por drama esteja em queda, é crescente no subgênero drama apocalíptico. Já no gênero animações, cuja demanda é crescente, se destaca ainda mais o sub gênero anime japonês.

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