Os campos de lavanda da Provence, na França, são palco para experiências sensoriais vividas por Daniela Filomeno e transmitidas ao público em dois episódios do "CNN Viagem & Gastronomia". Nesta jornada, o programa da CNN Brasil contou com o patrocínio da L'Occitane en Provence.
O projeto envolveu a marca em todo seu desenvolvimento, já que a L'Occitane en Provence é originária da região e está relacionada à sua história e beleza das paisagens.
Os episódios retratam, além dos horizontes coloridos das plantações, também a fábrica e a preocupação com a qualidade dos produtos, garantida por uma matéria-prima cultivada com respeito à história e cultura locais no cultivo e manejo da lavanda, verbena e amêndoas.
O programa entrevista o casal de produtores de verbena Philippe e Magalie Mary, que adotam práticas sustentáveis de cultivo e possuem selo de qualidade chancelados pela L'Occitane en Provence. Eles falam de suas técnicas que aliam garantia de qualidade e respeito à biodiversidade. Também é entrevistado o engenheiro agrônomo da fábrica, Jean-Charles Lhommet, que explica as diretrizes de preservação ambiental e sustentabilidade adotadas pela empresa.
Ainda sobre a L'Occitane en Provence, o programa entrevista o seu fundador, Olivier Baussan, um visionário do segmento que, nos anos 70, começou a vender óleos essenciais de alecrim em feiras e mercados da região. O executivo da empresa, Nicolas Geiger, fala do sucesso mundial da marca.
A equipe da CNN Brasil passa por dez cidades, desvendando um pouco do que cada lugar tem para oferecer. Daniela visita também um dos mais famosos produtores de vinho da região, o Château La Coste, além do Château Saint Nabor. Em Aix en Provence, o clima histórico e gastronômico volta a aparecer com destaque em meios às feiras características da cidade com seus quitutes e queijos.
O "Viagem & Gastronomia" também passa pelo Ateliê de Cézanne, onde o célebre pintor criou suas obras de arte impressionistas. Em Saint Remy de Provence, outra parada para apreciar o local que abrigou Van Gogh. O passeio termina na medieval Le Baux, onde projeções de obras de arte de grandes nomes da história são feitas em uma pedreira desativada.