O livro "TV Universitária no Brasil: uma antologia da utopia", do jornalista e professor Cláudio Magalhães, com outros pesquisadores convidados, reúne textos atualizados dos estudos das últimas décadas dessas emissoras que já alcançam duas centenas pelo país.
Há quase 60 anos, o segmento da TV universitária une ciência e audiovisual. A obra dedicada a ela reúne importantes trabalhos científicos publicados desde 1996 e atualizados para 2023. Entre variadas abordagens sobre o papel e a importância das TVs Universitária e educativas no país, o livro contempla discussões que vão desde definições conceituais básicas, às discussões quanto aos desafios políticos, históricos e contemporâneos de se criar e manter uma TV Universitária, além das potencialidades desse meio como grande divulgador científico, sobretudo, no combate à desinformação. O livro aborda questões do passado e do presente e enaltece as conquistas e aponta os desafios das TVs Universitárias e Educativas em todo o Brasil.
Além disso, o livro conta com uma parte específica que visa instruir e sugerir ideias a alunos, professores, diretores, reitores e demais interessados em montar uma TV Universitária. "Manual para ter uma TV Universitária", "TV Universitária e Sustentabilidade: cartilha de orientação para captação de recursos" e "TV Universitária e escolas básicas: uma relação a ser construída em projetos comuns" (com 14 propostas de projetos a serem desenvolvido) são materiais que podem orientar e fomentar as TVs Universitárias e a Educação no Brasil.
O lançamento do livro aconteceu durante o XVIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, organizado pela ABTU, realizado em outubro, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Salvador. "TV Universitária no Brasil: uma Antologia da Utopia" é a primeira publicação do Instituto Dânia de Paula e faz parte de uma coleção do autor.