O 6º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB, o evento de mercado que é realizado no Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, já possui a lista de participantes selecionados. O LAB será realizado online durante o mês de agosto e início de setembro finalizando no Encontro de Coprodução do Mercosul presencialmente de 24 a 28 de setembro. Ao todo, 32 projetos de sete países farão parte do ECM+LAB 2022.
Este ano, a diversidade nos temas é o que mais marca a edição, assim como o protagonismo feminino. Na modalidade Negocial+LAB, que inclui participação nas rodadas de negócio e no Laboratório de Projetos, 24 projetos foram selecionados; 12 deles participam da consultoria individual e online.
O ECM tem ainda as categorias Biblioteca, um catálogo online de vídeos pitchings, teasers e projetos para comercialização; Ouvinte, que garante acesso para assistir às sessões de pitching, consultar a Biblioteca e participar das palestras, e Player, que são os canais de TV, plataformas de streaming, distribuidoras, produtoras, festivais, mercados, Labs, fundos e potenciais investidores participantes.
O Brasil é o país que lidera com o maior número de participantes, com 17 representantes, seguido da Argentina (oito), Colômbia (dois), Chile (dois), Uruguai (um), Paraguai (um) e Venezuela (um). Dos selecionados, 20 são longa-metragens, sendo 14 do gênero ficção, uma animação e cinco documentários; e oito são séries de ficção e duas séries animadas. Além disso, dois projetos são convidados, que vêm ao ECM+LAB indicados pelo Instituto de Artes Audiovisuales de Misiones (IAAVIM), Argentina.
A primeira etapa do ECM+LAB começa dia 22 de agosto para os participantes da modalidade Negocial+LAB, em formato online, com um bate-papo com o Consultor Gustavo Castro, especialista em TV, Streaming, VOD Business Development & Content Strategyesp.
A lista completa de selecionados já está disponível no site do evento.
O ECM+LAB é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais, e conta com o apoio institucional Brasil Audiovisual Independente – BRAVI, Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina – Santacine, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual do Estado de Santa Catarina – Sintracine e Cinemateca Catarinense-ABD/SC, Cámara Paraguaya de Empresas Productoras de Cine y Televisión – Campro, Asociación de Productores y Realizadores de Cine del Uruguay – Asoprod, Asociación de Productores Independientes de Medios Audiovisuales independientes – Apima.
O 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Copatrocínio Vero Internet e realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.