A Globo está presente nesta semana no IBC, um dos principais eventos mundiais de tecnologia, mídia e entretenimento, que acontece entre 13 e 17 de setembro, em Amsterdã. A emissora é uma das convidadas da Future Zone, área voltada para indústria e academia mostrarem suas visões de futuro com projetos de pesquisa inovadores.
O projeto apresentado pela Globo, "Aida: a âncora virtual", traz uma visão da transformação de dados em conteúdo, fundamental em uma empresa media tech. Parte da pesquisa – a geração de texto automática em linguagem natural utilizando inteligência artificial – já foi utilizada para a cobertura jornalística nas últimas eleições e também para a cobertura esportiva. Para a Future Zone, o MediaTech Lab da Globo incorporou ao projeto um avatar em 3D, e deu o nome de Aida. A âncora virtual, que utiliza a tecnologia de geração automática de textos, passa agora também por processos de síntese de voz e animação, podendo apresentar diferentes tons de linguagem – coloquial ou formal – e cenários.
Durante o IBC, a emissora apresenta ainda um artigo a respeito de um projeto já implementado no Globoplay: o uso de inteligência artificial para seleção automática de thumbnails. Com o cruzamento de algoritmos de processamento de linguagem natural e de visão computacional, já são selecionados os melhores frames para vídeos ofertados na plataforma.