Duas oficinas fazem parte das atividades de Formação Panvision do 26º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022: Invenção de Filmes na Escola, com o cineasta, montador e arte-educador Fabrício Borges, e A Música e o Filme,com o compositor, produtor musical, multi-instrumentista italiano Dario Forzato.
No sábado, 24, às 9h, no Museu de Florianópolis – Sesc, na oficina voltada especialmente a professores, Fabrício Borges irá explorar as possibilidades pedagógicas do audiovisual para a educação. A oficina aborda todas as etapas da produção de um curta-metragem de forma coletiva, a criação do roteiro, a busca do elenco e locações, as gravações e montagem com equipamentos acessíveis, como celulares e programas gratuitos de edição, até a exibição e debate na comunidade escolar. Borges é roteirista, orientador, diretor e editor em mais de 145 curtas-metragens desenvolvidos em realizações coletivas, como as Oficinas Tela Brasil, Instituto Querô, Cenpec e Tewapa: Cinema Educação. Ele é autor de cartilhas pedagógicas sobre filmes da mostra Infantojuvenil nos festivais da Panvision, além do FAM, o FALA São Chico e o Curta Jacarehy. Serão ofertadas 30 vagas – entre elas, 20 gratuitas e dez com valor de meia-entrada, de R$ 25.
Já na segunda, 26, e terça, 27, às 13h30 no CineShow Beiramar Shopping, numa oficina com a presença de tradutor, o italiano Dario Forzato fala do processo criativo da trilha sonora. Ele, que vive em Los Angeles e vem especialmente a Florianópolis para esta oficina, é fundador e diretor criativo da Evoq Music, especializada em criar músicas para diversas mídias, com clientes como National Geographic, CBS, FOX, NBC e Netflix. Já produziu músicas para longas-metragens ("A Long Hard Streak", "Sharkskin", "Scrambled", "It Hits You When You Know It") e sua trilha para o curta "A Very Lovely Dress" foi premiada como Melhor Trilha Sonora Original no LA Shorts Awards (2016). É autor de músicas para programas de televisão como "Os Simpsons" e do tema do videogame "Rocksmith". Também fez turnês internacionais e abriu shows para artistas como Scorpions e Sheryl Crow.
Em prol da democratização de acesso das ações ofertadas pelo festival são reservadas vagas com ingresso gratuito, sendo 20% das vagas para pessoas de baixa renda, 10% para ações afirmativas e 10% para público geral. Além disso, os valores de inscrições das vagas pagas são populares, condizentes com valores de vale-cultura.
As inscrições já estão abertas.
O 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Patrocínio Itaú Unibanco, Vero Internet e Sebrae, com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.