Documentário "Atravessa a Vida", de João Jardim, estreia nos cinemas

"Atravessa a Vida", novo documentário de João Jardim ("Getúlio", "Janela da Alma") estreia nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, nos cinemas. O filme acompanha o cotidiano de uma turma do 3º ano, no interior do Sergipe, que se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio. O ENEM de 2021 terá início dia 17 de janeiro. O longa é uma produção da Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Curta!. O filme teve sua estreia mundial no 25º Festival É Tudo Verdade. 

O documentário mergulha no universo escolar e adolescente dos jovens de Simão Dias, cidade de 40 mil habitantes no interior sergipano. O Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, escola com cerca de mil alunos, representa um recorte das dificuldades na educação brasileira. Enquanto buscam o sonho de garantir um ensino superior gratuito, os alunos refletem temas urgentes – dentro e fora de sala de aula – como futuro, depressão, aborto, pena de morte e Ditadura Militar. Assista ao trailer:

O filme traz referências ao longa "High School", de Frederick Wiseman. Este é o segundo trabalho de João Jardim a abordar o tema. "Pro Dia Nascer Feliz" (2006) trazia histórias de estudantes de Estados e classes sociais distintas sobre medos e anseios da vida escolar. O filme alcançou mais de 50 mil espectadores nos cinemas e conquistou diversos prêmios, incluindo Melhor Documentário na Mostra de São Paulo. Jardim também é diretor dos premiados "Janela da Alma", "Amor?", "Getúlio", e codiretor do documentário indicado ao Oscar "Lixo Extraordinário".   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui