Para comemorar seu aniversário de 20 anos, a Brazucah Produções realiza um evento presencial em São Paulo, no dia 24 de setembro, sábado, com sessão de longa-metragem na tela grande, entre outras atrações. Para estender a celebração também pelo Brasil, já que a circulação dos projetos de audiovisual da Brazucah acontece por todo o país, a produtora promove ainda um ciclo de palestras online e ao vivo abertas ao público que refletem sobre o cinema brasileiro em temáticas diversas. Toda a programação é gratuita.
Cynthia Alario, fundadora da Brazucah, conta que a produtora surgiu com uma proposta inovadora no setor audiovisual, fomentando a formação de plateia para o cinema brasileiro com exibições de filmes em espaços alternativos e realizando novos projetos pelo Brasil afora. “As ações da Brazucah buscam ressignificar o ato de assistir a filmes, numa experiência audiovisual e um lugar de encontro com o cinema brasileiro. Afinal, hoje é possível assistir a filmes pela internet, por streaming, mas a questão é: quais produções você tem acesso e como você assiste? Por onde passamos com os nossos cinemas itinerantes, sempre optamos por proporcionar experiências às pessoas, como sessões ao ar livre, utilizando energias renováveis e também no estilo drive-in”, diz.
Sessão de “Cidade de Deus”
A Brazucah celebra em São Paulo oferecendo uma sessão especial de cinema ao ar livre, no dia 24 de setembro, às 19h, na Cervejaria Tarantino. O filme escolhido foi “Cidade de Deus”, que também completa 20 anosem 2022 – ícone do cinema brasileiro e o filme nacional mais assistido no mundo. A sessão começa às 19h, mas o evento abrirá às 15h.
Para completar a sessão celebrativa, além da cerveja artesanal produzida pela Cervejaria Tarantino no local, os DJs Pio e Rebeldia comandam pick-ups e colocam seus vinis para rodar, sonorizando a visitação da exposição de cartazes clássicos do cinema brasileiro e animando a noite pós-filme.
Palestras
Ampliando as comemorações para todo o Brasil, a produtora também faz um circuito virtual de palestras ao vivo com profissionais do setor. O ciclo “20 anos de cinema Brazucah” traz seis encontros online que abordam variados aspectos da cadeia produtiva do cinema nacional atual, de 12 a 26 de setembro, sempre às 18h.
Nesta terça, 13, Patrícia Durães, educadora e sócia dos circuitos Espaço Itaú de Cinema e Cine Espaço, fundadora e diretora do Projeto Escola no Cinema, conduz “O Papel da Educação e da Escola na Difusão do Cinema”. A profissional de marketing de distribuição e lançamento de filmes da Globo Filmes Cristiana Cunha compartilha sua experiência em “O Papel da Distribuição e do Marketing na Formação de Plateias” na quarta, 14.
A semana seguinte traz “O Cinema em Movimento – Onde Tudo Começou” com o produtor e diretor Alberto Graça e agentes do projeto cinema em movimento, considerado o maior circuito não comercial de exibição de filmes da América Latina, na segunda, 19. O documentarista Leonardo Brant ministra “O universo dos documentários – uma leitura dos últimos anos e a tendência para os próximos” na terça, 20. Encerra o ciclo das palestras o jornalista e doutor em audiovisual Sérgio Rizzo com “A crítica de cinema – um panorama sobre essa função no Brasil”, na segunda, 26.
O acesso a todas as palestras é livre; elas serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube. Quem quiser receber certificado de participação precisa se cadastrar pelo site.
O circuito virtual de palestras acontece por meio da Lei de Incentivo à Cultura, apoio do CPS (Centro Paula Souza) e é uma realização do CineSolarzinho, Brazucah Produções e Ministério do Turismo.
A Brazucah e o cinema
A produtora cultural atua há 20 anos no mercado de cinema com foco no desenvolvimento de projetos de cinema – ao ar livre, educacionais e gratuitos -, buscando formação de público, democratizar o acesso à cultura e valorizar o cinema brasileiro. Como agência de lançamento de filmes brasileiros, realizou ações para mais de 100 produções de diferentes perfis, como “Janela da Alma” (João Jardim), “Amarelo Manga” (Cláudio Assis), “Gonzaga – de Pai pra Filho” (Breno Silveira), “Xingu” (Cao Hamburger) e “Meu nome não é Johnny” (Mauro Lima).
Atualmente, seus principais projetos em circulação são o Cine Autorama, primeiro cinema drive-in móvel a surgir no Brasil há mais de seis anos, com sessões exibidas em mais de 93 cidades de diferentes estados brasileiros, atingindo cerca de 104 mil pessoas. O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, que desde 2013 realizou mais de 1300 sessões em 476 cidades do país, chegando a mais de 200 mil pessoas. Além disso, já ministrou cerca de 400 ‘oficinemas’, que proporcionam acesso às técnicas básicas da linguagem cinematográfica. E o CineB, um circuito itinerante de cinema de filmes brasileiros em espaços comunitários na periferia de São Paulo, com 15 anos de atividades, já atingiu público de 90 mil espectadores. Seus projetos em conjunto já realizaram mais de 3000 eventos para um público superior a 400 mil espectadores, em 22 estados.