A Mostra de Cinema de Gostoso se prepara para mais uma edição em São Miguel do Gostoso, em uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania e da Guajirú Produções, com direção geral e curadoria de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld. Repleto de atividades e vivências, o evento conta com ampla participação da comunidade local e recebeu neste ano um número recorde de filmes, totalizando 927 inscrições, entre curtas e longas-metragens de todas as regiões do país. A Mostra será realizada de 4 a 8 de novembro.
As sessões da Mostra Competitiva e Sessões Especiais da 9ª Mostra de Cinema de Gostoso serão realizadas na sala ao ar livre, montada na praia do Maceió, trazendo a experiência única das exibições na praia. Com cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 7.1, a sala ao ar livre propicia uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia.
Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes na Mostra.
Neste ano, a Mostra de Cinema de Gostoso contará com um novo local de exibição: será montada uma tenda climatizada na Praia do Maceió, com 80 lugares, onde acontecerá a Mostra Panorama, que exibirá longas e curtas-metragens no período da tarde.
Os 24 filmes selecionados para a 9ª Mostra de Cinema de Gostoso vêm de 12 diferentes estados brasileiros, incluindo ficções, documentários e animações em longa e curta-metragem. Na lista, estão "Marte Um", filme de abertura, selecionado pelo Brasil para a corrida do Oscar; o vencedor do Festival de Cinema de Gramado "Noites Alienígenas"; o vencedor do Festival de Locarno "Regra 34" (apenas o segundo filme brasileiro a conquistar o prêmio); e "Mato Seco em Chamas", filme de encerramento, e que teve estreia no Festival de Berlim. A seleção também conta com outros destaques, incluindo três obras do Rio Grande do Norte.
A Mostra de Cinema de Gostoso é um dos últimos festivais brasileiros do ano e apresenta uma seleção de filmes nacionais, em sua maioria independentes, com potencial de dialogar com o público da cidade. A programação inclui produções que se destacaram nesta temporada, além de produções inéditas ou de estreia recente.
Serão realizados diariamentedebates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, além de dois seminários sobre a recente produção audiovisual brasileira. Toda a programação será gratuita.
Cursos de formação
Desde sua primeira edição, a Mostra de Cinema de Gostoso oferece a jovens a partir de 18 anos de São Miguel do Gostoso e distritos dos arredores uma série de cursos de formação técnica e audiovisual. Os cursos são realizados meses antes do início da Mostra e têm como objetivo proporcionar aos jovens o domínio de diversas áreas da produção cinematográfica. São transmitidos conhecimentos teóricos e práticos, abordando temas como história do cinema, elementos de linguagem audiovisual, produção, fotografia e roteiro. O conhecimento adquirido pelos alunos é colocado em prática com a realização de curtas-metragens e a participação direta na equipe de organização da Mostra de Cinema de Gostoso.
Tanto as temáticas que envolvem os cursos quanto os filmes produzidos são pensados dentro de uma lógica de valorização das tradições e costumes da comunidade. Os alunos são incentivados a explorar o imaginário cotidiano de São Miguel do Gostoso ao elaborarem seus roteiros dentro de um processo de reconhecimento da cultura local. Dessa forma, eles acabam por refletir sobre o ambiente em que vivem de maneira crítica e cultivam a formação de suas identidades. Em 2013, os próprios alunos criaram o Coletivo Nós do Audiovisual e, desde então, já participaram de 47 oficinas e realizaram 21 curtas-metragens, que foram selecionados em diversos festivais de cinema no Brasil. Em 2022, foi aberta a terceira turma dos Cursos de Formação com 30 novos alunos, que participaram de cinco oficinas e realizaram dois curtas-metragens que serão exibidos na 9ª Mostra de Cinema de Gostoso.
O evento conta com patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo; Salinor; Sterbom; Banco Mundial, Governo Cidadão, Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo, Solar Coca-Cola e Interjato; Patrocínio Institucional de BAT; Apoio Institucional da Prefeitura de São Miguel do Gostoso; Apoio do Governo do Rio Grande do Norte, Visite RN, Emprotur, Laces, Enel, Itograss, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Serveng, Marcenaria SMG, Maxillusion, Climatempo, Viver Gostoso Imóveis; Parceria da On Projeções e do BrLab; e é uma realização da Heco Produções, CDHEC, Guajiru Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.