DVB valida padrão para transmissão móvel

O DVB, consórcio responsável pelo desenvolvimento de padrões de transmissão de televisão digital (DVB-T, o padrão de TV digital terrestre usado na Europa; DVB-S, padrão de TV digital via satélite; DVB-C, para TV a cabo; e MHP, plataforma de interatividade para TV digital) anunciou nesta segunda, 14, que validou mais novo padrão, o DVB-H. Trata-se de um sistema para a transmissão de conteúdos para dispositivos móveis, como telefones celulares e handhelds, que precisam estar equipados com receptores específicos.
Esta é uma tentativa do consórcio de se adaptar às exigências dos radiodifusores, que querem a possibilidade de transmitir conteúdo para dispositivos móveis. Essa é, aliás, uma das exigências que levaram os radiodifusores brasileiros a defenderem a adoção do padrão japonês de TV digital no Brasil, já que este foi o único desenvolvido levando em conta a demanda por mobilidade.

Tecnologia

O novo padrão, publicado na ETSI com o nome EN 302 304, define-se como um sistema em que as informações são transmitidas como datagramas IP. A tecnologia ?time slicing? (tempo fracionado) é empregada para reduzir o consumo de energia em pequenos terminais de mão. Os datagramas IP são transmitidos como feixes de dados em pequenos intervalos. A interface de usuário do receptor só liga durante o intervalo em que o feixe de dados de um serviço selecionado está no ar. Nesse curto período, recebe-se uma taxa alta de transmissão de dados que pode ser armazenada em uma memória buffer. Esse buffer pode armazenar aplicativos e executar ?streams? em tempo real.
Para validar o novo padrão, foi criada uma força tarefa que usou equipamentos de vários fornecedores. A força tarefa é composta pelas empresas TeamCast, BBC, DiBcom, Fraunhofer IMK, Nokia, Panasonic, ProTelevision, Rohde &Schwarz, SIDSA, Sony, TDF, T-Systems e Thales.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui