15ª edição do Festival Visões Periféricas tem início nesta terça-feira, 15 de fevereiro

O Festival Visões Periféricas é uma plataforma de difusão de filmes de curta, média e longa-metragem e desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras. A 15ª edição do festival acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro de 2022 com formato híbrido (presencial e online) e gratuito para todo o Brasil. 

O festival esse ano exibirá, ao todo, 48 filmes, divididos em quatro Mostras Competitivas: Fronteiras Imaginárias, com filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil; Cinema da Gema, com filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro; Panorâmica, com filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens); e Visorama, com filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no Ensino Básico, Ensino Médio e/ou projetos do terceiro setor, além dos longas de abertura e de encerramento do festival.

A idealização do festival é de Marcio Blanco e a curadoria é de Kamilla Medeiros, Rosa Miranda, Lukas Nascimento e Marco Antônio. A iniciativa tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói e a Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e com o apoio da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI).

Além das Mostras, o festival realiza o Visões Lab, que consiste num laboratório de desenvolvimento de projetos de longas de ficção que irão receber uma mentoria nas áreas de roteiro, direção e produção executiva. Os projetos dos participantes, selecionados em 2021 passarão por uma rodada de pitching com players do mercado ao final do projeto. Os projetos vencedores receberão prêmios em dinheiro e prestação de serviço.

A edição de 2022 será realizada de forma híbrida, exibindo o festival presencialmente no Museu de Arte Moderna (MAM), Cine Teatro Eduardo Coutinho (Biblioteca Parque Manguinhos) e CineCarioca Nova Brasília. Além da exibição presencial, todas as sessões da mostra competitiva serão exibidas no site do festival de forma simultânea e ficarão disponíveis online por 24 horas. 

Sessão de abertura 

Na sessão de abertura do festival, nesta terça-feira dia 15 de fevereiro, às 19h, será exibida a estreia do longa-metragem "Direito de Sonha" (RJ, 75 min, 2022), de Theresa Jessouron.  O documentário mostra os desafios que moradores da periferia enfrentam diante da violência cotidiana da polícia e do tráfico de drogas. Tomando o Complexo do Alemão como universo, o documentário tem início com as manifestações contra o assassinato de Ágatha Félix, de oito anos, em 2019 e o depoimento de sua mãe. A partir daí, o documentário mostra como a ausência do Estado, o racismo e a discriminação social afetam vidas, sonhos, o acesso à educação e à cultura das crianças. Depoimentos de crianças, jovens e adultos revelam a consciência dos entrevistados da necessidade de resistência e luta por seus direitos, como cidadãos, a uma vida melhor.

Além das mostras, o festival este ano apresenta seis debates com os realizadores das Mostras Competitivas Fronteiras Imaginárias e Cinema da Gema. Os debates  acontecem nos dias 17 de fevereiro, às 17h; 18 de fevereiro, às 15h; 19 de fevereiro, às 17h e às 19h e dia 21, às 15h e às 17h, e serão exibidos no Canal do YouTube e na Página do Facebook do Festival.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui