ATSC diz que apresenta mobilidade na NAB de 2003

Segundo Robert Graves, presidente do Forum ATSC, que passou pelo Brasil esta semana em mais uma rodada de negociações, o sistema de TV digital desenvolvido nos Estados Unidos agora já pode ser utilizado em sistemas móveis. A novidade será apresentada aos participantes da feira da NAB (Associação Nacional de Radiodifusores) no começo do próximo mês em Las Vegas, EUA. O sistema foi desenvolvido pela Linx, uma empresa americana que, segundo Graves, fez testes de transmissão para receptores em movimento na China em associação com o governo daquele país. A diferença entre os testes chineses e a apresentação que será feita na NAB é a banda de transmissão. Na China, foram 8 MHz. Em Las Vegas, serão 6 MHz.
Graves não revela de que forma solucionou tecnicamente o problema da mobilidade, mas diz que a mudança foi resultado de uma série de aperfeiçoamentos no ATSC, especialmente o aumento da robustez e o melhoria das antenas de recepção. Estas mudanças também estão permitindo uma melhor qualidade de recepção interna, segundo Graves: ?há pelo menos 30 anos, não eram feitos desenvolvimento de antenas para receptores de televisão?, disse.

Brasil

O sistema móvel do ATSC, segundo Graves, foi desenvolvido com vistas ao mercado brasileiro. Na opinião do executivo, quando um cliente solicita um tipo de desenvolvimento, como neste caso, ?não perguntamos se ele acredita que terá mercado para sua utilização. Os radiodifusores americanos nunca se interessaram pelo assunto, e nunca houve nenhum plano de negócios concreto para utilizar a transmissão móvel nos Estados Unidos?. Mesmo assim, Graves garante que o ATSC pode oferecer mobilidade, ainda que mantenha as críticas ao custo de um sistema móvel (excessivo número de retransmissoras), o que leva à inviabilidade econômica de sua utilização: ?cada cliente é que sabe que tipo de negócio pretende desenvolver?, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui