A poucas semanas dos Jogos Olímpicos do Rio, o jornalista, escritor e cineasta Paulo Markun lança "A Corrida do Doping", documentário que será apresentado no dia 19 no CineSesc, em São Paulo, e em seguida em outras unidades do Sesc São Paulo.
Com 90 minutos de duração, o filme traz mais de uma dezena de nomes que comentam, opinam e dão suas posições a respeito do doping e do mercado de substâncias que abastece atletas e jogadores no Brasil e em outros países.
O projeto
"A Corrida do Doping" nasceu do encontro entre Markun e o documentarista francês Xavier Deleu, que já trabalhava com o tema. A parceria, que não se transformou em coprodução porque os dois países ainda não têm acordo que facilite esse tipo de projeto, permitiu a Xavier registrar depoimentos e histórias sobre o tema no Brasil e a Markun ter acesso ao material filmado pelo francês.
O documentário brasileiro é resultado de uma parceria entre a Arapy Produções com a Globonews e a Globo Filmes. Com foco nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, "A Corrida do Doping" procura responder a uma pergunta-chave: serão estas as competições mais limpas ou mais sujas dos últimos tempos?