"Fala, Emancipade", podcast sobre educação financeira e emancipação econômica, chega ao Globoplay

Amanda Dias cresceu vendo o que costuma chamar de "sevirologia" – uma brincadeira que representa a arte de se virar. Oriunda de uma família de baixa renda de Salvador, acompanhava o pai trabalhar em dois empregos e a avó, que tinha ocupação formal, atuar como marisqueira nos fins de semana para complementar o orçamento. O panorama extremamente comum a milhões de pessoas do país acabou virando meio de vida: hoje, ela cria conteúdo sobre educação financeira e emancipação econômica com foco em população com menos condições. A vivência pessoal é um dos grandes diferenciais que Dias leva ao "Fala, Emancipade", novo podcast original do Globoplay que estreia nesta quarta-feira, dia 14 de julho, e fica disponível também nas principais plataformas de áudio. 

O programa é semanal, com participação de convidados e temas que misturam notícias e experiências pessoais para mostrar como grandes pautas influenciam o dia a dia de quem ouve, dicas para sair do endividamento e encontrar soluções financeiras, e incentivo para que as pessoas encontrem caminhos para viabilizar seus objetivos de vida. Assim como foi possível com sua própria vida, Dias tem como missão levar dicas aplicáveis a todos os tipos de bolsos, prestando um serviço prático a seus ouvintes sempre com muita brasilidade e abordando ainda temas como ancestralidade.  

Na estreia, a apresentadora conversa com o escritor e influenciador digital Startup da Real no episódio "Não existe almoço grátis, nem dinheiro fácil". "Todo episódio no final vai ter tarefa de casa. A gente vai conduzir o ouvinte em uma narrativa e depois provocá-lo a colocar a mão na massa. As pessoas vão mandar dúvidas, angústias, pedir conselhos e eu vou estar lá para ajudar para que elas consigam alcançar a emancipação financeira", conta Amanda Dias, também criadora do projeto Grana Preta, programa de emancipação econômica que oferece soluções para micro e pequenos empreendedores. "A gente trabalha com educação financeira para emancipar, e não com liberdade financeira. A gente entende que pode ser muito mais do que só orientar pessoas para acúmulo de dinheiro ou recursos. A emancipação vai trabalhar em vários pilares, como consumo consciente, economia circular", completa. 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) coletados em 2019, 62,4% dos trabalhadores brasileiros que têm ensino fundamental incompleto estão na informalidade. Diante desse cenário, os empreendedores por necessidade são um dos principais públicos do conteúdo produzido por Dias. "O podcast é mais uma oportunidade de aproximação com esse público, para que possam entender que finanças são para todos. E também de trazer referências brasileiras, que são mais próximas. Vou falar de mulheres negras, de feirantes, de baianas de acarajé que conseguiram sair do zero, com toda estrutura contra elas, e alcançaram um espaço de poder com o empreendedorismo", conta. 

"Fala, Emancipade" é um podcast semanal, com novos episódios disponíveis sempre às quartas-feiras. O programa está disponível no Globoplay e nas principais plataformas de áudio. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui