Mostra "De Portugal Para o Mundo" chega ao CCBB São Paulo

Com o intuito de trazer para a população paulista uma cinematografia relevante da atualidade e promover um encontro cultural entre dois países ligados historicamente, o CCBB São Paulo recebe, de 14 de julho a 9 de agosto, a mostra "De Portugal Para o Mundo". 

Com curadoria de Pedro Henrique Ferreira, a programação apresenta uma seleção de 28 filmes, entre longas e curtas-metragens, dos mais aclamados cineastas lusitanos contemporâneos. O evento inclui também debates com especialistas e bate-papos com diretores e todas as atividades têm entrada gratuita. A programação completa estará disponível em link nas redes sociais do CCBB.

A Mostra abre com o premiado "Vitalina Varela" (foto), de Pedro Costa, inédito no circuito comercial do Brasil e que fará a sua première na capital paulista. No longa, Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião e agora vai se deparar com uma pátria diferente da idealizada. 

"De Portugal Para o Mundo" apresenta filmes de cineastas de projeção internacional, considerados alguns dos maiores diretores vivos na atualidade. A curadoria concentrou-se principalmente nas produções que obtiveram premiações e sucesso no exterior, como "A portuguesa" (2019), de Rita Azevedo Gomes; "Tabu" (2012), de Miguel Gomes; e "O estranho caso de Angélica" (2010), de Manoel de Oliveira; entre outros.

A Mostra propõe também uma discussão em torno do cinema português, com debates temáticos, unindo pesquisadores brasileiros e portugueses, e bate-papos com diretores. Serão eventos via videoconferência, online, abertos e gratuitos.

"A ideia é entender os elementos que possibilitaram a emergência de um período tão exitoso no cinema português, num diálogo com a experiência cultural e cinematográfica brasileira hoje", diz o curador Pedro Ferreira. O projeto conta, ainda, com a confecção de um catálogo com textos inéditos, reproduções e entrevistas assinados por pesquisadores, críticos de cinema, técnicos e produtores portugueses e brasileiros.

O CCBB SP está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento online, controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. No cinema, a capacidade foi reduzida para 50%, com higienização completa antes de cada apresentação/sessão, além do distanciamento de dois metros entre as poltronas. A bilheteria presencial está proibida, todos os ingressos serão disponibilizados no site Eventim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui